I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira

Por que não ser empregado?


As inconstâncias econômicas, em especial no Brasil, estimulam as pessoas a buscar por estabilidade. Jovens que buscam sua colocação no mercado de trabalho, ou mesmo em suas jornadas acadêmicas, ouvem a todo o tempo frases como: "Busque um bom emprego!", "Faça um bom concurso!", "Não corra riscos!". Ainda que a intenção destas frases seja, por parte de quem as pronuncia, uma tentativa de poupar as pessoas queridas de frustrações, elas podem acabar tendo o efeito justamente inverso.
O potencial empreendedor é algo inerente à natureza humana. As grandes realizações da história da humanidade demonstram isso. Existem dois enormes riscos que corremos ao estimular a busca pela estabilidade: o de frustrar aqueles cujos objetivos de vida destoam dessa ideia e o de privar a sociedade dos feitos que podem advir de iniciativas empreendedoras, que jamais existiriam caso seus autores vivessem a vida nessa busca.
O que está em discussão aqui é uma questão de distintos perfis pessoais. O que é mais importante: ter um emprego ou gerar empregos? Diferentes respostas surgirão a partir das convicções de cada um.
Por isso, ao aconselhar alguém a não correr riscos, podemos estar influenciando uma pessoa a seguir por um caminho diferente daquele que faz sentido para ela. Porém, utilizando argumentos como "crise", "insegurança" e "escassez", não é difícil influenciar qualquer pessoa.
Será mesmo que todos concordam que o padrão de felicidade profissional é ter um emprego com jornada de trabalho de oito horas diárias, de segunda a sexta-feira (de preferência de meio turno!)? Será mesmo que o único caminho é concluir algum curso superior e procurar uma carreira estável, independentemente do nível de autorrealização que isso propicie?
Não estamos falando aqui que todas as pessoas devam ser empresárias. O que estamos colocando em discussão é o que acontece com quem quer ser empresário. Façamos o exercício de imaginar, enquanto alunos, quantas vezes ouvimos a frase: "Tire boas notas ou não terá um bom emprego!".
Agora façamos o exercício oposto; imaginemos quantas vezes, na mesma circunstância, ouvimos: "Você pode abrir um negócio e gerar empregos!". Percebe a diferença?
Existe um cenário social que desencoraja quem quer viver uma vida profissional diferente do padrão. E coragem é tudo que é preciso para que o primeiro passo, que pode levar a grandes feitos, seja dado.
Formar empregados é uma expertise brasileira. Todas as escolas e universidades trabalham nesse sentido. A família e o círculo de amizades também desempenham bem este papel. Porém, não somente de empregados vive uma nação.
 É preciso diminuir os índices de desemprego, aumentar o produto interno bruto e retomar o crescimento econômico do país? Uma nação composta somente por bons empregados dificilmente alcançará tais objetivos.
É necessário encorajar aqueles que têm como sonho abrir negócios e que enxergam vários motivos para não ser empregados. Você não precisa concordar com esses objetivos, não tem problema. Mas, por favor, não mate nossos empreendedores. O futuro do país depende deles.

Comente este artigo.

Nenhum comentário: