Eu achava que o
problema era das empresas...
Comecei há algum tempo
a analisar a eficácia de diversos serviços prestados de forma gratuita, desde
aulas de idiomas e informática até consultorias financeiras.
Percebi que em muitos
casos, os serviços prestados apresentam resultados insatisfatórios.
Fui então procurar as
causas que levam a isso e naturalmente iniciei a pesquisa pelas empresas ou
associações. Busquei como era a forma da prestação dos serviços, para tentar
identificar se estava ali a causa do baixo rendimento.
A minha constatação foi
no mínimo intrigante: a causa estava na maioria dos casos nas pessoas
beneficiadas, não nas instituições fornecedoras.
Ouvi de uma pessoa, que
fazia um curso de línguas gratuito, que ela tinha um amigo que saiu daquele
local para fazer um curso pago, que era muito melhor do que aquele que estava
sendo oferecido gratuitamente. Quando fui investigar, essa mesma pessoa sequer
frequentava as aulas, e quando estava presente, não participava ativamente das
atividades. Imagina se estudava algo sozinha?
Conheci pessoalmente
inúmeros outros casos semelhantes que me deixaram um pouco pensativo. Será que
as pessoas só se engajam quando pagam pelo que estão fazendo?
Isso é parcialmente uma
verdade. A real é que já tive também experiências na prestação de serviços
pagos em que não havia interesse da maioria das pessoas.
Se andarmos pelas
universidades públicas, que custam muito caro para a sociedade, veremos a mesma
situação.
Tenho certeza que você
já esteve ou conhece alguém que já esteve em alguma aula, curso ou palestra em
que quando faltava meia hora para o término do horário combinado, ao tentar
iniciar um novo assunto, logo ouvia-se um coro "ahhhh, hoje ainda?",
"vamos embora...".
O mais louco é pensar
que as pessoas saem do conforto de casa, para chegar em algum lugar
teoricamente usado para aprender, para passar o tempo e pedir para sair mais
cedo.
Talvez o desinteresse
pelo que é bom seja uma questão cultural, enraizada em nossa sociedade.
É isso.
Bem que eu tentei
encerrar o assunto, mas a pergunta ainda não foi totalmente respondida: por que
a maioria dos serviços gratuitos não funcionam?
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