I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira

Crise econômica está só começando



O brasileiro não está alheio à crise econômica que atinge o país e respinga em todos os setores. Ao contrário, ele percebe o que está acontecendo a sua volta e começa a refazer os cálculos de gastos e investimento, sejam eles ligados ao trabalho ou às finanças domésticas. O pagamento das prestações das dívidas contraídas nos últimos meses ou no ano passado, além disso, começam a atrasar.

Para muitos, também, o cenário atual negativo do país ainda não atingiu seu pico mais alto e o que se observa hoje é apenas o começo de um período negativo. É o que pensam 54% dos internautas brasileiros, segundo revelou pesquisa realizada pelo Conecta (http://conectaibrasil.com.br/), plataforma web do Ibope Inteligência.

Para outros 41%, a crise está no meio e só 1% dos entrevistados acredita que esse período está próximo do fim - o que contradiz as projeções lançadas recentemente, de que o problema deve se estender ainda pelo ano de 2016. A pesquisa mostra também que, para 75%, a crise é brasileira e somente 22% acreditam que se trata de uma crise internacional com reflexos no país.

A perspectiva para os próximos seis meses também não é das melhores. A maioria das pessoas ouvidas (55%) acha que o cenário vai permanecer o mesmo e 28% dizem que vai piorar. Apenas 12% estão otimistas com o futuro, esperando uma melhora na situação do país.

De acordo com informações divulgadas pelo Ibope Inteligência, olhando para trás, 86% dos entrevistados pelo Conecta afirmam que 2015 está sendo pior do que o ano passado e somente 3% consideram que este ano está sendo melhor do que 2014. A recessão, porém, segundo projeções do mercado, deve se estender até 2016.

Apesar disso, metade dos entrevistados considera que esse é o pior momento pelo qual o Brasil já passou, já que 34% concordam totalmente com essa afirmação e 21% concordam em parte. Sentem, é claro, os impactos da inflação e as dificuldades financeiras que não tinham antes do Brasil mergulhar em um período de recessão.

E quem seriam os responsáveis por fazer alguma coisa para melhorar a situação econômica do Brasil? Para 82%, o governo e os políticos. Já 47% dizem que são os próprios brasileiros e 24% indicam os empresários.

A pesquisa foi realizada em junho de 2015, com mil internautas de todas as regiões do Brasil.



Comente este artigo.

Nenhum comentário: