I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira

Obrigatória ou vocacional?



O que é educação? Dependendo da profissão de quem responde as perguntas podem variar muito. As respostas também dependem do tipo de professor, pedagogo ou pai que você seja. Influencia da mesma maneira a idade e/ou experiência de cada um.

Na minha modesta opinião a educação acadêmica deixou de ser um objetivo para as crianças já que eles acham que qualquer conhecimento está ao alcance de um simples aperto de uma tecla. De certa forma eles estão certos.

Os professores devem deixar de achar que são detentores do conhecimento e voltar a ser o que eram no início, inspiradores de como navegar nos oceanos do conhecimento à disposição nas redes globais da atualidade.

 Nós mesmos, devemos reaprender a navegar nessas águas turbulentas e profundas para poder transformar-nos em pilotos de águas, muitas vezes desconhecidas.

Qual é a realidade de nossas escolas atualmente? Alunos desmotivados, os dos colégios particulares porque, para a maioria, ir ao colégio é um sofrimento; os das escolas dos governos a falta de motivação dos alunos é consequência do desânimo dos professores.

Antigamente os alunos eram questionados pelos pais caso as notas fossem baixas, hoje em dia os pais questionam os professores e os colégios. Inversão de valores e de conceitos éticos.

Há alunos que desejam estudar, percebem que seu futuro depende do conhecimento próprio e não do conhecimento emprestado pela Internet.
Procuram que seus professores sejam lanternas iluminadoras dos valores e informações que prestam dentro do marasmo de conteúdos nas redes globais. Sinto que nossos alunos acham que por estarem numa biblioteca que contém todos os conhecimentos do mundo não precisam de mais nada.

O que não percebem é que esses livros não estão classificados ou catalogados, não sabem como distinguir o que presta ou é conhecimento inútil.

De certa forma estamos vivendo num mundo imaginado por Kafka, e muito bem representado por Isaac Assimov em "Fundação", o mundo será dominado por aqueles que sabem como usar a informação existente.

A Internet empresta os conhecimentos, a educação faz que os conhecimentos sejam nossos, são armazenados e classificados por nós mesmos e passam a integrar nosso ser.

A impressão que tenho é que as novas gerações pertencem a Internet, dependem dela para tudo e não sobreviriam caso ela desaparecesse. Na medida em que nossas crianças tenham consciência disto pode ser que escolham pela educação voluntária e não a atual que é obrigatória.

Sempre o que é vocacional é muito melhor que o obrigatório. Aquele que não quer estudar porque acha que já sabe tudo deve trabalhar, o trabalho é o melhor dos mestres.

O suor de nossa testa é a promessa dada por Deus ao homem: "Ganharás o pão com o teu suor". Quem tem condições deve aprender isto, quem não as têm deve ter melhores oportunidades para poder escolher.

 Uns tendo não querem, outros que não tem desejam poder estudar.

O estudo deve ser vocacional, o trabalho obrigatório.



Comente este artigo.

Nenhum comentário: