I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado

Podridão e esperança


A política brasileira está podre. Ela é movida a dinheiro e poder. "Dinheiro compra poder, e poder é uma ferramenta poderosa para se obter dinheiro. É disso que se trata as eleições: o poder arrecada o dinheiro que vai alçar os candidatos ao poder.
Saiba que você não faz diferença alguma quando aperta o botão verde da urna eletrônica para apoiar aquele candidato oposicionista que, quem sabe, possa virar o jogo. No Brasil, não importa o Estado, a única coisa que vira o jogo é uma avalanche de dinheiro. O jogo é comprado, vence quem paga mais". 
Assustador o diagnóstico que o juiz Márlon Reis faz da política brasileira. Conhecido por ter sido um dos mais vibrantes articuladores da coleta de assinaturas para o projeto popular que resultou na Lei da Ficha Limpa, foi o primeiro magistrado a impor aos candidatos a prefeito e a vereador revelar os nomes dos financiadores de suas campanhas antes da data da eleição. 
Seu livro Nobre deputado: relato chocante (e verdadeiro) de como nasce, cresce e se perpetua um corrupto na política brasileira, editora LeYa, 2014, merece uma reflexão.
A radiografia do juiz, infelizmente, vai sendo poderosamente confirmada pelas revelações feitas pela Operação Lava Jato. Em resumo, amigo leitor, durante os governos petistas, ancorados num ambicioso projeto de perpetuação no poder, os contratos da maior empresa brasileira com grandes empreiteiras eram usados como fonte de propina para partidos e políticos. 
Dá para entender as razões da vergonhosa crise da Petrobras -pilhagem, saque, banditismo, estratégia hegemônica -, que atinge em cheio os governos de Dilma Rousseff e Lula.
O escândalo da Petrobras, pequena amostragem do que ainda pode aparecer, é a ponta do iceberg de algo mais profundo: o sistema eleitoral brasileiro está bichado e só será reformado se a sociedade pressionar para valer. 
Hoje, teoricamente, as eleições são livres, embora o resultado seja bastante previsível. Não se elegem os melhores, mas os que têm mais dinheiro para financiar campanhas sofisticadas e milionárias. Empresas investem nos candidatos sem qualquer idealismo. É negócio. Espera-se retorno do investimento. 
A máquina de fazer dinheiro para perpetuar o poder tem engrenagens bem conhecidas no mundo político: emendas parlamentares, convênios fajutos e licitações com cartas marcadas.
Recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) reduzindo a indecorosa promiscuidade entre empresas e candidatos foi um passo importante. Mas a criatividade da bandidagem não tem limites. Impõe-se permanente vigilância das instituições. 
Todos são capazes de intuir que a informação tem sido a pedra de toque da moralização da política. Você é capaz de imaginar o Brasil sem jornais? O apoio à imprensa é uma questão de sobrevivência democrática.
O macroescândalo à Petrobras promete. O mensalão já parece um berçário. O Brasil está piorando? Não. Está melhorando. A exposição da chaga é o primeiro passo para a cura do doente. Ao divulgar as revelações da Lava Jato, a imprensa cumpre relevante papel: impede que escândalo escorregue para a sombra do esquecimento. Tem gente que não gosta da imprensa. 
Lula, por exemplo, ensaia lições de ética jornalística ao criticar os "vazamento seletivos" contra o PT. Beleza. E quando o vazamento é feito pelo PT, prática recorrente, tudo bem? A imprensa existe para divulgar informações relevantes. E alguém duvida da importância das informações da Lava Jato?
Afinal, qual é perversidade que deve ser creditada na conta dessa imprensa tão cinicamente questionada por Lula? A denúncia de recorrentes atos de corrupção que nasceram como cogumelos à sombra da cumplicidade presidencial? 
Ou será que a irritação de Lula é provocada pelo desnudamento de seu papel na crise que assola o Brasil? A sustentação do governo de coalisão, aético e sem limites, deu no que deu .
O Brasil depende - e muito - da qualidade da sua imprensa e da coerência ética de todos nós. Podemos virar o jogo. Acreditemos no Brasil e na democracia.

Comente este artigo.

2 comentários:

Oseas R. de SiqueiRa disse...

Por falar em podridão, O Congresso vai ruir. Quem imaginaria que PSDB e PT ainda recentemente estariam ambos de mãos dadas para salvar o corrupto Cunha da cassação, apenas os INTERESSES se contrapunham, o PSDB queria livrar o corrupto Cunha para facilitar o impeachment da Presidente e o PT para evitá-lo. Ahahaha, quem imaginaria essa simbiose do PSDB e PT operando com o mesmo objetivo de livrar da cassação um corrupto deputado para defender interesses tão conflitantes entre ambos. Com visão aguçada, não tive dúvida nenhuma em dizer que não iriam adiante com essa carga absolutamente, isto porque o Poder não permitirIA, a porta fechou-se no tempo e no espaço, em vez de irem à frente todos se amontoariam como numa masmorra, como que um dique estivesse diante deles, entende? E esta é a PALAVRA que persiste e PREVALECERÁ, não irão avante absolutamente. Por não discernirem os tempos, os políticos em geral, particularmente no Brasil, e seus respectivos partidos e eleitores em estado de frangalhos, esfarrapados, eles perderam o rumo achando que podem manter o velho, arcaico e ultrapassado status quo das atividades políticas que adotaram ou adotavam no milênio que passou. Ahahaha, estão todos desnorteados, ahahaha, estão todos sem norte, e vão ficar mais desnorteados ainda daqui por diante, perdidos no temo e no espaço.

Oseas R. de SiqueiRa disse...

Nos bastidores e meandros da vida pública o ambiente de trevas DEMONÍACAS favorece as tramas, os conluios, as negociatas, os favores, a ENGENHARIA DA POLITICALHA, a politicalha, dizia o polimata, Jurista, advogado, diplomata, político, jornalista, poliglota Rui Barbosa, “É O ENVENENAMENTO crônico DOS POVOS NEGLIGENTES e VICIOSOS pela contaminação de parasitas inexoráveis, é a malária dos povos DE MORALIDADE ESTRAGADA”. É exatamente isso o que estamos vendo acontecer no Brasil nos dias atuais, a sociedade brasileira está contaminada e poluída por maus exemplos de indivíduos que representam desde A FINA FLOR E O GLAMOUR DA ELITE até ao mais desqualificado do estrato da sociedade, até mesmo os juízes estão se corrompendo, a classe já tem até um belo símbolo: o LALAU, quantos lalaus existem por aí alhures neste imenso Brasil. O pior é que um mau caráter sempre encontra outro mau caráter que o admire como se vê nos fóruns. São pseudos-brasileiros, ”brasileiros” de meia-tigela, infelizmente a Pátria tem também filhos que não valem o que comem.

O líder de um dos partidos chamado Carlos Sampaio, subordinado ao presidente nacional, Sen. Aécio Neves, vinha afirmando publicamente, no sentido de defender um agente corrupto fartamente denunciado pela mídia, o o deputado Eduardo Cunha, presidente da Câmara, que o dito cujo tinha o benefício da dúvida. Ahahaha ahahaha, ahahaha, benefício da dúvida? Foi muita hipocrisia do referido deputado, foi cínico, dissimulado na cara dura. Até mesmo o eminente Min. Joaquim Barbosa tinha afirmado que "contra o presidente de uma das Casas do Congresso (Câmara dos Deputados, subentende-se) há acusações de CRIMES GRAVES, mas ele (subentende-se o Cunha) é APOIADÍSSIMO pelo PSDB!  https://twitter.com/joaquimboficial
É preciso estar imunizado pra não se deixar levar pelas FACÇÕES CRIMINOSAS, digo, partidos políticos, e seus representantes e contaminar-se pelos discursos dos hipócritas e dissimulados e suas logorréias. Estão todos incorporados pelo apocalíptico dragão de 7 cabeças, 10 chifres e uma cauda. Vade retro Satana. De fato, não há poder terráqueo, político ou religioso, ou o que os valha, capaz de aniquilar o apocalíptico dragão de 7 cabeças, 10 chifres e uma cauda. Só mesmo o Arcanjo é capaz de destruí-lo inteiramente e é isso que vai acontecer. Acompanhem. Tancredo Neves FOI IMPEDIDO de assumir a Presidência do Brasil, Eduardo Campos FOI IMPEDIDO de participar da sucessão presidencial. E agora? O que irá acontecer? Quem será o próximo a ser ferido de morte neste processo político-hediondo/repugnante/sórdido e traiçoeiro? Acompanhe. Os políticos sempre deram enormes prejuízos para o Brasil, os astronômicos prejuízos causados atualmente por essa classe de gente está insuportável para o País, no fundo no fundo são uns tropeços para a Nação Brasileira. O BRASIL NÃO MERECE. Esperar o quê dessa casta maligna de dissimulados que elegeram o Cunha à presidência da Câmara dos Deputados. Câmara dos Deputados? Ou Ninho de Serpentes. Vade retro Satana e desce para o abismo, é uma ordem.