I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira

Genuíno: genuíno


Nome é destino. Genuíno, 93, doravante Genu, numa inesperada genuflexão no palco da vida, mais uma vez, e genuinamente, nos ensina. Pois não é que o índio está a mostrar pra moçada do Moinhos, com quantos paus se faz uma canoa? Ouvi, no local, de um jovem esculápio, que Genu peleava contra bactéria braba e que o futuro era incerto.
 Pensei, esse menino não sabe com quem está tratando. Poucos dias depois o novel Hipócrates começou a aprender: quando o cara é bagual é só dar-lhe rédea, a bactéria se dobra. Num estudo genético que lhe fizeram, ainda pouco divulgado, descobriram no sangue cerne de coronilha, traços de aberdeen angus e genes de cavalo crioulo. Que vírus aguenta?
Genu é professor nato e não cobra por isso. Ensina, por exemplo, que se você leva a vida com otimismo ou com pessimismo o trabalho é o mesmo, portanto...Só toma caipira depois de muito ovo duro e volta pra casa guiando o auto.
 Caso te ofereças para dirigir, te dirá: “se precisar te peço, pareces minhas filhas!” Comentou, outro dia, que chegando-se à centésima década, os amigos se te vão... e, sem amigos não dá pra viver, logo, renove-se o círculo, parecendo seguir a filosofia do Millôr: antes mal acompanhado do que só.
Ensina, ainda, a ser poli, não bastando uma só atividade. Dá pra cuidar dos campos da Calafate, das funções do escritório e, ainda, mexer na gestão da Santa Casa e, proximamente, auxiliar no Hospital Espírita. “Sei falar com uma pessoa deprimida”. Além disso, fazer bike no Laranjal e orientar os meninos que o cercam é do cotidiano. Full life ele prega e pratica.
Parece apreciar Miguel de Unamuno quando diz que a gente morre e nasce todos os dias, o que nos serve como norte, sabendo que na vida nada está pronto e tudo é impermanência.
Dá sota e basto pra todo lado, como bom jogador de truco, mostrando que um sorriso Genuíno faz mais efeito que mil interpretações.
Traz o teu candeeiro pra alumiar a Lagoa, a Calafate, o Café Aquários e as tuas gentes. Não tem Genuína graça sem ti.
 Ninguém pode ser Genuíno, mas você pode ser genuíno. Já é algo. Acima se teve a inspiração do Ricardo Fortão Ferreira.

Comente este artigo.

Nenhum comentário: