I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira

Karl Marx estaria feliz nos dias de hoje?


Filósofo, pensador e intelectual, o alemão do século XIX, Karl Marx foi um dos mais importantes icones na busca pelo entendimento e porque não dizer, crítica ao capitalismo. Dentre as diversas obras de Marx, destaco O Capital (1867). Segundo Marx, existia uma teoria a qual ele apelidou de "mais-valia", onde a miséria se perpetuava em detrimento do lucro da burguesia e das corporações. 

Para facilitar o entendimento, um funcionário que gerasse 3 mil de riqueza e que recebesse apenas 1 mil de remuneração em troca do seu trabalho, estava gerando 2 mil reais de riqueza "gratuitamente" para o dono da empresa. 

Enquanto Marx criticava este modelo "injusto" de geração da riqueza, o capitalismo invadia os mais diversos setores da economia. Marx na verdade talvez apenas sonhasse com uma sociedade onde todos produzissem e compartilhassem os produtos e serviços, frutos desta mão de obra, não precisando empregar a mais-valia.

Se Marx visitasse Wall Street ou a Nova Faria Lima nos dias de hoje, talvez ficasse feliz por constatar que sua profecia se concretizou e ao mesmo tempo triste, mas não triste pelo fracasso do modelo soviético, mas triste sim, por perceber que a natureza humana está evoluindo no caminho do ter e não do caminho do ser, e que de certa forma, acabamos reféns conscientes deste sistema.

Talvez se todos tivessemos o mesmo modelo de carro a vida não teria graça (independente do modelo). E talvez discorde desta afirmação os que não possuam (hoje) estes carros.

Quem sabe o socialismo não seja algo que anda na contramão do mais antigo dos pecados, o orgulho e a vaidade?



Comente este artigo.

Nenhum comentário: