O Brasil e o Rio Grande do Sul vivem
um dos períodos mais complicados da nossa história, em que todos sentem as
dificuldades. Mas, quando percebemos essa realidade, cabe a nós decidir o que
fazer diante dos desafios. E aqui temos duas saídas: ou jogamos a toalha ou
resolvemos encarar as adversidades.
Para quem empreende, a sobrevivência
de seu negócio exige a adoção do segundo caminho. Momentos de crise são
oportunidades para apostar em diferenciais e usar a criatividade para propor
soluções. No agronegócio, essa é uma prática constante com os investimentos na
agregação de valor.
Agregar valor a um produto significa
dotá-lo de um diferencial frente aos seus concorrentes. Isso pode se dar, por
exemplo, por meio da garantia de procedência, do beneficiamento da
matéria-prima ou de novos métodos para produção. Com essas ações, é possível
ampliar os lucros e desbravar mercados pelo mundo afora.
Um exemplo desse tipo de iniciativa é
o que está ocorrendo nos Campos de Cima da Serra. Produtores buscam a obtenção
do registro de Indicação Geográfica (IG) para o queijo serrano da região. Sua
singularidade está na forma tradicional de elaboração, com técnicas
transmitidas de geração a geração, há mais dois séculos.
Esse certificado já foi obtido pelos
vinicultores do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. E, recentemente,
Farroupilha conquistou, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial
(INPI), a Indicação de Procedência para os espumantes moscatéis produzidos no
município.
Pelo País, multiplicam-se os modelos
de êxito na agregação de valor. Na avicultura, cortes sob medida são produzidos
para o exigente mercado japonês, como o kakugiri (empanado) e o middle joint
(metade da asa). Em Minas Gerais, o beneficiamento do leite na forma de doce
gera lucros de até 400%.
Em tempos de normalidade, ficar
parado já não é um bom negócio. Neste momento de instabilidade, investir em
novas soluções é uma necessidade. Os exemplos mostram que obstáculos são
superados com esforço e inovação.
E é nesse caminho que devemos avançar
ainda mais.
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