I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira

Crise: a saída é inovar



O Brasil e o Rio Grande do Sul vivem um dos períodos mais complicados da nossa história, em que todos sentem as dificuldades. Mas, quando percebemos essa realidade, cabe a nós decidir o que fazer diante dos desafios. E aqui temos duas saídas: ou jogamos a toalha ou resolvemos encarar as adversidades.

Para quem empreende, a sobrevivência de seu negócio exige a adoção do segundo caminho. Momentos de crise são oportunidades para apostar em diferenciais e usar a criatividade para propor soluções. No agronegócio, essa é uma prática constante com os investimentos na agregação de valor.

Agregar valor a um produto significa dotá-lo de um diferencial frente aos seus concorrentes. Isso pode se dar, por exemplo, por meio da garantia de procedência, do beneficiamento da matéria-prima ou de novos métodos para produção. Com essas ações, é possível ampliar os lucros e desbravar mercados pelo mundo afora.

Um exemplo desse tipo de iniciativa é o que está ocorrendo nos Campos de Cima da Serra. Produtores buscam a obtenção do registro de Indicação Geográfica (IG) para o queijo serrano da região. Sua singularidade está na forma tradicional de elaboração, com técnicas transmitidas de geração a geração, há mais dois séculos.

Esse certificado já foi obtido pelos vinicultores do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. E, recentemente, Farroupilha conquistou, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a Indicação de Procedência para os espumantes moscatéis produzidos no município.

Pelo País, multiplicam-se os modelos de êxito na agregação de valor. Na avicultura, cortes sob medida são produzidos para o exigente mercado japonês, como o kakugiri (empanado) e o middle joint (metade da asa). Em Minas Gerais, o beneficiamento do leite na forma de doce gera lucros de até 400%.

Em tempos de normalidade, ficar parado já não é um bom negócio. Neste momento de instabilidade, investir em novas soluções é uma necessidade. Os exemplos mostram que obstáculos são superados com esforço e inovação.

E é nesse caminho que devemos avançar ainda mais.

Comente este artigo.


Nenhum comentário: