I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira

3% do PIB mundial em acidentes


Os prejuízos em acidentes de trânsito consomem o equivalente a 3% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, chegando a 5% nos países em desenvolvimento. Os números foram destacados pela presidente Dilma Rousseff na abertura da 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito - Tempo de Resultados, realizada em Brasília. 
As altas cifras em dinheiro, no entanto, disse a presidente, não contabilizam o sofrimento de milhares de famílias provocado pela perda de entes queridos e por sequelas de acidentes graves. Por isso, investir em trânsito também traz benefícios econômicos, embora secundários em relação à preservação de vidas humanas.
Dilma reforçou a importância de o país ter uma mobilidade mais eficiente e segura, o que leva a uma vida mais saudável, protegida e sustentável.
A diretora geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, destacou o comprometimento intersetorial com a área e o quanto o país promoveu avanços significativos na segurança no trânsito.
Chan ressaltou ainda que o tema de saúde pública depende de ações multisetoriais, com parcerias com a indústria e apoio da sociedade civil. A diretora do maior órgão de saúde da Organização das Nações Unidas também reforçou a necessidade de aplicar tecnologia para produção de veículos e vias seguras.
Já o ministro da Saúde, Marcelo Castro, enfatizou que, pela primeira vez, em uma década, houve redução de mortes no trânsito no Brasil.
Entre 2012 e 2013 o país teve queda de 6% no número de vítimas nas estradas e rodovias. "Ainda é um número pequeno, mas ele só foi possível em função das várias medidas adotadas que contribuíram para esse resultado, como o uso obrigatório do cinto de segurança e o trabalho de conscientização que vem sendo feito com a população", afirmou Castro.
Para o ministro, ainda há a necessidade de o governo federal atuar mais fortemente na redução de acidentes envolvendo motociclistas, responsáveis por maior parte do número de mortes e internações no país.
No evento foram apresentadas as medidas já adotadas pelo Brasil para enfrentar a epidemia que se instaurou no trânsito, como o endurecimento da Lei Seca - que culminou com a redução em das vítimas fatais -, e a obrigatoriedade do cinto de segurança e das cadeirinhas infantis.

Comente este artigo.

Nenhum comentário: