I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira

Secretário de Segurança insinua que populares devem combater criminosos


Orientações dadas pelo secretário contradizem dicas de especialistas em segurança, que sugerem jamais reagir
Em uma entrevista dada à rádio Guaíba, da Capital gaúcha, o secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, deu a entender que, em função da crise por que passa a segurança no Rio Grande do Sul - principalmente, após a adoção de parcelamento de salários que atinge, entre outras categorias, a Polícia Civil e a Brigada Militar -, as pessoas "mais desprendidas" poderiam combater bandidos pelas ruas.
A entrevista foi ao ar no programa Conexão Guaíba, daquela rádio. O secretário era questionado sobre como as pessoas deveriam proceder caso fossem vítimas de violência, como roubos e furtos. Em resposta, disse que a legislação "dá respaldo" para que os cidadãos se defendam e prendam os agressores, fazendo, assim, o papel das polícias.
“Concordo que a sociedade não tem esse preparo, no entanto, a lei permite que qualquer cidadão prenda em flagrante quem estiver cometendo crimes. A obrigação é da polícia, não estou dizendo que todo cidadão faça isso, mas as pessoas mais desprendidas que fizerem, estão respaldadas pela lei. Melhor seria não atuar, mas se for inevitável, que atuem”, afirmou Jacini.
O secretário falou ainda sobre a nomeação de policiais civis e militares que já foram aprovados em concurso público, para garantir um número maior de servidores da segurança, ou mesmo manter o número, já que muitos que entram substituem aqueles que deixam o serviço, por aposentadoria ou outros motivos. 
Mas, segundo ele, "não existe previsão [de chamar os aprovados], em função das medidas de contenção de gastos [determinadas pelo governador José Ivo Sartori].

Contradição
A sugestão do secretário Jacini contradiz frontalmente o que especialistas e autoridades policiais sempre disseram sobre como uma vítima deve reagir durante um assalto.
Na própria página da Brigada Militar, as orientações são no sentido de jamais reagir. Entre as recomendações, estão:
·         Jamais reaja; a reação pode causar sua morte;

·         procure manter a calma diante de uma arma, mesmo que isso pareça difícil;

·         acredite sempre que a arma do bandido é verdadeira, e que está carregada;

·         não faça movimentos bruscos e procure alertar o assaltante dos gestos que pretende realizar, como pegar uma carteira, por exemplo;

·         tenha consciência de que há possibilidade de existir outra pessoa dando cobertura ao crime;

·         lembre-se que o bem maior é a vida; bens materiais podem ser adquiridos novamente.


Comente este artigo.

Nenhum comentário: