I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo

Não basta tecnologia. A educação para o século 21 precisa de visão estratégica.



Os alunos vivem fora e dentro de sala de aula dois mundos diferentes. De um lado, a tecnologia intrínseca ao dia a dia; do outro, baixa interatividade e quase o mesmo modelo de ensino do século 19. Entre 38% e 40% das crianças com menos de dois anos de idade já interagem com tecnologia e, em pouco tempo, estarão nas salas de aula. Estamos preparados para recebê-las?

Atualmente, vivenciamos um ponto de inflexão e transição. Ao passo em que o modelo educacional não se adaptou, o século 21 trouxe mudanças profundas e significativas para a forma como lidamos com a informação. Por ano, são postadas 2,7 zetalhões de informações na web. Mais de um quarto da população mundial usa smartphones e estima-se que nos próximos três anos este número aumente para um terço da população.

 Isso aponta para a árdua tarefa de formar pessoas em um mundo em constante mudança, no qual não se sabe quais serão as profissões do futuro. O jovem, hoje, é hiperconectado, extremamente dependente de tecnologia e inseguro quanto às suas atividades daqui a cinco ou dez anos.

Levando em conta este cenário, o que uma escola deve considerar ao desenvolver conteúdos digitais? Esta decisão precisa estar alinhada à administração da instituição e deve ter um objetivo concreto, ou seja, estabelecer metas como dobrar o número de alunos, reduzir a taxa de evasão em 50% ou mesmo focar em ensino de inglês para profissionais.

 Além disso, é necessário avaliar a maturidade da organização, do público-alvo, qual é a infraestrutura disponível e a capacidade de investimento.

Ainda é um desafio integrar a tecnologia às salas de aula, mas, quando bem empregada, pode ajudar a aumentar o tempo de atenção dos estudantes e o aproveitamento das informações. A boa notícia é que já existem cases bem-sucedidos no Brasil de escolas e soluções, como materiais didáticos disponíveis on-line ou a utilização de impressoras 3D e realidade aumentada. Já adianto: não há uma única fórmula que se encaixe com perfeição em todos os negócios.
No entanto, já existem várias soluções digitais, prontas para se adequar a cada escola. Como qualquer outra mudança, esta pode também não ser fácil, mas precisa ser iniciada. O quanto antes.


Comente este artigo.


Nenhum comentário: