I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado

Águia ou galinha


Reflexões sobre a Metáfora Águia ou Galinha. Qual você escolhe ser?


“Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros.

Depois de cinco anos, este homem recebeu a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:

- Este pássaro aí não é uma galinha. É uma águia.

- De fato. - disse o camponês. É águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão.

- Não – retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar ás alturas.

- Não, não. - insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.

Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse:

- Já que de fato você é uma águia, já que você pertence ao céu e não á terra, então abra suas asas e voe!

A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.

O camponês comentou:
- Eu lhe disse:

- Não – tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia. E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.
No dia seguinte, o naturalista subiu com a água no teto da casa. sussurrou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, abra suas asas e voe!
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.

O camponês sorriu e voltou á carga:
- Eu lhe havia dito, ela virou galinha!

- Não. – respondeu firmemente o naturalista. Ela á águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar. 

No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas.

O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não á terra, abra as suas asas e voe!

A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas Não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.

Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico Kau-Kau. Das águias e ergueu-se soberana, sobre si mesma.
E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez para mais alto.
Voou...voou...até confundir-se com o azul de firmamento!”

Reflexões:

Temos características muitas vezes escondidas, um potencial que nem imaginamos que temos. Qual é o seu potencial que está escondido na forma de galinha?

Não se deixe levar pelo que os outros fazem ou são. Quem são as "galinhas" em sua vida? Talvez seja melhor você procurar melhores companhias e/ou influencias.

Não se intimide pelas circunstancias que o rodeiam, seja você mesmo.
Os hábitos se formam por repetição, uma nova mudança também. Qual a mudança necessária para você realizar seu sonho? Por que não tentar um pouco mais?

Levante a cabeça, olhe para a luz, você pode se surpreender!


Comente este artigo.

Nenhum comentário: