Só no mês de novembro
de 2015 houve registro de mais de 153 mil casos
O mês de
novembro de 2015 registrou mais de 153 mil casos de fraude conhecida como roubo
de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar
negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não
honrar os pagamentos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas
de Fraude – Consumidor.
O número
representa uma tentativa de fraude a cada 16,9 segundos no país. Em relação a
outubro de 2015, quando o indicador apontou 154,193 tentativas de fraude, houve
ligeira queda de 0,3%. Em relação a novembro de 2014, houve queda de 12,4%. No
acumulado do ano de 2015 foram registradas 1.789.143 tentativas de fraude,
queda de 4,4% na comparação com o mesmo período de 2014, quando o número era de
1.870.710.
De acordo
com economistas da Serasa Experian, apesar do recuo, a quantidade de tentativas
de fraude se mantém num patamar alto, uma vez que a queda está relacionada com
a retração da economia no ano de 2015, que vem desestimulando as pessoas a
realizarem mais e novos negócios, diminuindo a quantidade de eventos e de alvos
potenciais à atuação dos fraudadores.
A forma
mais comum de ser vítima de fraude na internet é participando de promoções
falsas que exigem informações pessoais do usuário, além da solicitação de
adesões para campanhas teoricamente sérias ou com apelo forte nas redes sociais
são a porta de entrada para o fraudador conseguir os dados de suas próximas
vítimas.
Em
novembro/15, telefonia respondeu por 61.908 registros, totalizando 40,3% do
total de tentativas de fraude realizadas, ligeira alta em relação aos 41%
registrados pelo setor no mesmo mês de 2014. O setor de serviços – que inclui
construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza,
pacotes turísticos etc.) – teve 46.928 registros, equivalente a 30,5% do total.
No mesmo
período no ano passado, este setor respondeu por 30,9% das ocorrências. O setor
bancário foi o terceiro do ranking em novembro/15, com 29.360 tentativas, 19,1%
do total, alta em relação ao percentual de novembro/14 (18,8%). O segmento
varejo teve 11.896 tentativas de fraude, registrando 7,7% das investidas contra
o consumidor em novembro de 2015, alta em relação ao percentual observado em
novembro de 2014 (7,4%). O ranking de tentativas de fraude de outubro de 2015 é
composto ainda por demais segmentos (2,4%).
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