I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira

Cansados porque não descansam

O equilíbrio entre trabalho e o descanso


Muito trabalho, trabalho pesado cansa, mas o problema mais sério é que pessoas trabalham, mas não descansam. O descanso está inteiramente ligado à questão espiritual, pois nela o homem pode encontrar tempo para avaliar as coisas mais importantes da sua vida, inclusive o seu relacionamento com Deus.

Jesus vem para estabelecer o verdadeiro descanso: a paz com Deus, a paz com os homens, a paz interior. Milhões de pessoas todos os dias, fazem planos para os seus dias de férias, ou nos feriados.

 Intuitivamente, sabe, que o organismo está pedindo descanso. As emoções e os pensamentos já estão acendendo a luz amarela e pedindo uma “revisão”, uma parada na “oficina”.

Mas as vezes uma simples revisão pode não resolver,  pois o corpo descansa, mas a agitação interior continua a perturbar. Como alcançar o verdadeiro descanso? Tudo começa por distinguirmos as categorias de pessoas que necessitam de descanso: “as cansadas”e as “sobrecarregadas”. 

As cansadas são aquelas que perderam as forças ao trabalharem muito pela sua própria sobrevivência. As sobrecarregadas entretanto são aquelas que adicionam um peso extra ao das suas próprias vidas. Estão sobrecarregadas porque levam as suas cargas e também o fardo de outras.

Quando olhamos para a situação humana e real neste mundo, vemos o quanto as pessoas estão esgotadas, depressivas, cansadas, ansiosas. Não descansam corretamente, não se voltam para a verdadeira fonte de descanso, que é Deus é meditação espiritual.

Coração e alma tranqüila completam o descanso físico, a fuga da rotina. Muitos buscam coisas mais agitadas e frenéticas ainda. Escravos de vícios, de manias, não param e acabam sobrecarregando ainda mais as suas vidas. Não é a cadeira, a rede que descansa o homem, mas sua cabeça, sua alma em paz. 

Jesus diz na Bíblia: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

O nosso trabalho, qualquer que seja, não deve ser um peso mas motivo de gratidão a Deus. Tudo faça com amor e certamente o trabalho feito com amor e boa vontade cansa menos. 

se pode pensar e muitos acham que o trabalho é um fardo necessário apenas para o nosso sustento diário. O trabalho nos mostra que somos úteis a uma sociedade, independente do tipo de trabalho possui grande utilidade para todos, Um ‘gari’ por exemplo ou um ‘medico’, ambos são úteis.

 Muitos trabalham sem férias, trocam por dinheiro e as vezes é circunstancial, entretanto os dias de descanso são indispensáveis, para se ter uma vida saudável e longa. Quem não descansa vive cansado, trabalha cansado e morre cansado. 

Quem descansa trabalha melhor, produz muito mais, tem um sono reparador, o relacionamento é mais agradável, o humor se mantém com sorrisos e alegria, espanta  a tristeza. È preciso encontrar o equilíbrio entre  trabalho e o descanso. 

No descanso a ocupação deve ser com algo que nos agrade. Se esporte, se a pesca, a natação, o acampamento, passatempos e assim o que te deixa satisfeito.

Se cansado e não dorme bem, nervoso, sem paciência procure o descanso, não descansar por descansar, mas um descanso que seja reparador e agradável. Se não descansar adequadamente, cansa os outros, vive cansado e morre cansado.

Descanse confiando em Deus, agradecendo, e buscando os pensamentos agradáveis de fé e de esperança. Seja feliz.


Comente este artigo.


Nenhum comentário: