I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira

Atos e consequências



Esta semana vi o vídeo de uma mãe, que mostrou chorando o bilhete deixado pelo filho antes de se suicidar. Ela conta sobre a perseguição que ele sofreu desde pequeno, por ser diferente e mais sensível do que o comum, mais preocupado com o bem estar dos outros, atencioso e gentil. Fiquei imaginando a dor dessa família, o que, provavelmente, nunca vai passar. 

Mas imaginei também qual o sentimento de quem, de forma indireta, matou esse menino. Quem o perseguiu sistematicamente debochando e desqualificando, percebeu que as gracinhas sem consequências foram o estopim para a perpetração de um ato de por fim à vida. Fiquei com pena também dos torturadores, por que, se ainda forem gente, hão de fazer uma avaliação do que a tortura significa.
Mas há uma cultura de que criança tem que aprender a se defender e que, antigamente, a crueldade infantil não significava o que significa agora. Engana-se quem pensa assim. É só conversar com adultos e perguntar a eles se sofreram algum tipo de perseguição.
 Hoje uma pessoa cai na rede social e é violada por muita gente e em pouco tempo. Uma foto postada pode acionar uma rede de crueldade, a exemplo daqueles casos tão conhecidos de namorados que postam fotos íntimas de suas namoradas.
Imaginei também qual o perfil dos que usam as redes sociais, atentos aos deslizes dos outros. Conclui que são pessoas de quinta categoria e que sua atuação está prestes a ter fim, por que ninguém mais aguenta isso.
Conhecemos alguém pela sua conduta, especialmente quando a crueldade fica tão explícita a ponto de percebermos que não há sutilezas, não há indiretas, mas diretas perceptíveis a olho nu. E, pior, quando outros estimulam a prática, curtindo, comentando, rindo e dando força a quem é igual a si.
Quando lemos uma reportagem e nos atrevemos a ler os comentários temos a nítida sensação de que vivemos o fim do mundo civilizado. As entranhas da internet revelam um submundo público, onde tudo é permitido, onde o anonimato ou a distância dão o tom da covardia, da perversidade, da distorção de valores.
Ontem assisti a um filme “Para sempre Alice” com os protagonistas Jullianne Moore e Alec Baldwin. Trata-se da história de uma mulher muito inteligente, acadêmica bem sucedida, que tinha a comunicação como seu forte. Dava palestras pelo mundo e construiu uma vida familiar composta por um marido amoroso, um filho e duas filhas. Aos poucos ela percebeu umas panes de memória, um cansaço exagerado, a ponto de procurar um neurologista, que logo percebeu tratar-se de uma doença degenerativa.
Essa mulher de cinquenta anos estava com Mal de Alzheimer precoce e sua derrocada cognitiva foi muito acelerada. Antes de sair completamente do que ela era, a mulher deixou vídeos gravados, instruindo-se a cometer suicídio. Falou no vídeo onde estaria o remédio que conseguiria matá-la. O final dá conta de que ela morre de qualquer jeito, por que, apesar de continuar sendo Alice, não sobrou nada do que ela foi.
Meu intuito é compreender por que nosso comportamento é tão destrutivo, quando sabemos que amanhã uma desgraça pode bater à nossa porta. Não conseguimos controlar nada.
 Vivemos dias de chuvas intensas, com flagelados e mortes bem ali na nossa vizinhança. Sabemos de tantas doenças e tragédias incontroláveis, que dizimam todos os dias o equivalente aos mortos em uma guerra e mesmo assim nos detemos em detalhes da vida pessoal das pessoas que deveríamos cuidar.
É imperdoável sermos covardes aproveitando-nos das facilidades de vidas expostas na rede, que veio para facilitar nossas vidas. Espero que tenhamos o bom senso de avaliarmos nossa atuação em um lugar público, onde devemos ter um comportamento compatível com o que aprendemos em casa, na escola, na igreja, com os amigos.
 Somos fruto do que aprendemos, por isso devemos combater as distorções que comprometem vidas. Há suicídios em demasia, que não precisariam acontecer, caso houvesse compaixão em maior número do que intenções sádicas de destruição.
Acredito que estamos no fim da era da impunidade na internet, por que, percebo o fim da tolerância e da paciência de quem compartilha dela. A internet nada mais é do que uma rede que se realimenta de nós, portanto, podemos reverter a tendência bélica que transparece num simples toque de botões.

Comente este artigo

Nenhum comentário: