I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo

Para cada recém-nascido, uma árvore


O projeto Pequeno cidadão do HSVP (Hospital São Vicente de Paulo) tem o objetivo de distribuir uma muda de árvore nativa para os pais dos bebês que nascerem no hospital. Desde que o projeto iniciou, em janeiro de 2009, foram distribuídas 444 mudas de árvores. Com essa ação, pretende-se semear a conscientização e preservação ambiental, valorizando a arborização da cidade. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente.

A iniciativa quer também despertar a consciência pela preservação do meio ambiente e aumentar o vínculo das crianças com a natureza. Assim, no momento da alta, os pais recebem uma muda de árvore nativa do Rio Grande do Sul, com a intenção de que ela seja plantada e cresça junto com a criança.

A idealizadora do projeto foi a médica-residente da pediatria, Luciane Martignoni. "É uma ideia que tive há mais ou menos um ano e meio. Pensei em fazer alguma coisa para aumentar o vínculo das crianças com a natureza e dos pais com a preservação do meio ambiente. Então, eu tive a ideia de doar uma muda de árvore para cada recém-nascido, até porque cresce com eles e com os pais a consciência de cuidar da árvore, porque simboliza o nascimento da criança", explica Luciane.

Assim, ela apresentou o plano ao diretor médico do hospital, Rudah Jorge, que aprovou a intenção. Em seguida, foi feita uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, que doa as mudas. "Tanto o diretor Rudah quanto o secretário Clóvis Alves gostaram da ideia", comenta. A ação faz parte das comemorações dos 90 anos do HSPV, completados em junho do ano passado.

Desde o primeiro dia de 2009, cada bebê vai para casa com um muda de árvore. "Quando recebem alta, os pais e a criança já saem do hospital com uma muda de árvore, que é uma doação da Secretaria de Meio Ambiente", ressalta. O projeto deve ter a duração de dez anos, "até que o hospital complete seu centenário", projeta a médica. As mudas doadas são de árvores nativas do Rio Grande do Sul: guabiroba, jabuticaba, pitanga, araucária e mais outras espécies nativas da região. Acompanha a muda uma cartilha que demonstra como plantar, cuidar e os locais mais apropriados para o plantio. Para dirimir qualquer dúvida, é indicado um número de telefone da Secretaria do Meio Ambiente.

Área de reflorestamento: de acordo com Luciane, as mães estão aprovando a ideia. "Elas vão para casa bem felizes, porque a árvore vai crescer junto com a criança, vai ser uma companheira", comenta. Entretanto, caso a família não tenha onde plantar a muda, o HSVP está disponibilizando uma área na Associação São Vicente para que as árvores possam ser plantadas. "A árvore que ficar lá, vai levar o nome da criança e pode ser visitada. É como se fosse uma área de reflorestamento", observa.
Achei o projeto muito bom. Já pensaram se todo o Brasil adotasse essa ação???

Um comentário:

Mr.Jones disse...

SENSACIONAL esse projeto.