I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira

Você sabe o que é liberdade???


Já foram feitas muitas tentativas para definir a liberdade: ela termina quando começa a do outro, o outro lado da liverdade é a responsabilidade, liberdade é poder fazer o que se quer, é impossível ser livre num mundo cheio de regras, e por aí vai...Mas o certo é que só é livre quem sabe o que é a liberdade e como vivê-la. Vou, então, em um texto simples procurar organizar um pouco algumas ideias para que possamos abrir um pouco a discussão
sobre esse tema.

A NOSSA LIBERDADE DE CADA DIA

A liberdade é fundamental para todas as pessoas. Por sua causa já houve (e ainda há) lutas, guerras e mortes, porque todos precisam de liberdade e às vezes surgem homens que não querem que outros sejam livres. Mas o que é liberdade? Como é que se pode saber se uma pessoa tem liberdade? Ter liberdade é poder fazer as coisas que a gente acha boas e agradáveis. Ter liberdade é poder ficar junto das pessoas de quem a gente gosta. Ter liberdade é poder ter o direito de escolhas, fazendo tudo que nos deixa felizes. Ter liberdade é poder ir a todos os lugares que a gente acha bonitos, ou onde existam coisas que a gente quer ver ou fazer. Ter liberdade é poder falar, cantar, sorrir, amar, sonhar, sem medo de sofrer um castigo (também chamado de preconceito).

Todos nós queremos ser livres e achamos importante a nossa liberdade. E a liberdade dos outros? Não é justo pensar somente em nós, pois todas as pessoas precisam de liberdade. Por isso devemos sempre lembrar dos outros, quando queremos fazer alguma coisa. È preciso verificar se o que nós queremos fazer não vai prejudicar alguém. Mas também precisamos ver se existe alguém que deseja muito alguma coisa para ser feliz e que não pode fazer isso porque é pobre ou porque uma pessoa má está proibindo.

O mundo está cheio de gente que não pode escolher o lugar onde viver com a família, que não pode ter suas próprias terras para plantar ou até mesmo um terreno para construir sua casa e que também não pode escolher seu trabalho.

Existem milhares de crinças que não podem viver com os pais, que não podem escolher uma roupa ou um brinquedo, que não podem ir à escola, que se alimentam muito mal e às vezes até passam fome. Muita gente passa a vida inteira fazendo só o que os outros querem, sem poder fazer nada do que gostaria. Todas essas pessoas não são livres e por isso não são alegres nem são felizes. Isso não é justo e nós devemos sempre ajudar as outras pessoas a conseguirem sua libertação.

Às vezes existem pessoas que tiram a nossa liberdade, que nos obrigam a fazer só o que elas querem e dizem que fazem isso para nos proteger e nos ajudar. Nós não devemos concordar com isso , porque quando tiram nossa liberdade tudo fica triste, vivemos contrariadas e infelizes. Quando alguém quiser nos obrigar a aceitar uma ordem, nós devemos querer saber o motivo e devemos dar sempre a nossa opinião. Desse modo nós podemos até obedecer, mas sem perder a liberdade.

A liberdade é muito importante para todas as pessoas, pois quem não a tem, não pode ser feliz. Se todas as pessoas defenderem a liberdade, ela nunca vai acabar e as pessoas que hoje são tristes vão ficar alegres quando forem livres e, certamente o mundo será muito melhor para todos.

5 comentários:

Anônimo disse...

A miséria tira a liberdade das pessoas, pois não podem exercer sua vontade.
Só haverá realmente liberdade quando todas as pessoas tiverem o mínimo necessário para viver.

Unknown disse...

É uma paradoxo, mas é mais fácil se libertar de amarras do que se libertar de idéias. Aqui mesmo no Brasil estamos presos a muitas delas, e individualmente também estamos presos a uma porção de coisas de nossa cabeça, temos medo de nos libertar.

ANANIAS disse...

É muito difícil você ser totalmente liberto hoje, liberdade é fazer, decidir e pensar o que quiser desde que dentro do seu limite e com o devido respeito ao direito dos outros, mas temos uma série de problemas que nos tira a liberdade. Temos que seguir regras, obedecer leis, etc.

Wander Veroni Maia disse...

Oi, William!

Acho que liberdade tem haver com resposabilidade e respeito. Tendo isso já é meio caminho andado.

Abraço

Drauzio Milagres disse...

A Renascer não dá o menor valor às pessoas que lá frequentam, pois para eles essas pessoas são apenas cifrões. O Ministério Público deveria atuar mas como somos um país onde não há justiça para quem tem dinheiro para pagar pela liberdade, as bispas, os apóstolos e os pastores continuam explorando os fiéis. Um abraço. Drauzio Milagres.