I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira

Você sabe o que é ideologia?


Ideologia é um conjunto de ideias que temos na cabeça. Ideias políticas, morais,estéticas, religiosas, etc. Todo mundo tem ideologia. Mas nem todos sabem que têm ideologia. A ideologia é como os óculos que ficam na frente de nossos olhos.
Quem usa óculos* enxerga melhor as coisas quando as têm diante dos olhos. Mas ao ver as coisas, não vê os próprios óculos. Assim é a ideologia: em geral, não temos consciência da ideologia "plantada" na nossa cabeça.
Quem "planta" essa ideologia na nossa cabeça?
A educação familiar, a escola , a televisão, os jornais, a moda, o cinema, as igrejas, etc. Como essas instituições numa sociedade desigual são em geral controladas pela classe mais poderosa, a ideologia predominante nessa sociedade costuma ser a ideologia da classe que detém o poder. Por isso, há moradores da favela conformados, acreditando que sempre haverá ricos e pobres.
A ideologia produz em nós uma escala de valores e um modo de agir. Numa sociedade desigual, em geral a ideologia encobre a realidade: acreditamos que a miséria do Nordeste é fruto da" fatalidade ecológica" ou da seca ou que a inflação é um balão de oxigênio com vida própria que nem os mais competentes economistas conseguem dominar.
Algumas vezes, objetivos de uma determinada classe não podem ser atingidas se outra classe atuar. Para impedir essa ação, usa-se a propaganda ideológica. A propaganda ideológica tem como objetivo formar parte das ideias e convicções do indivíduo e orientar seu comportamento social, criando a "alienação", a "ignorância", sobre sua condição de vida e seu papel na sociedade.
Há porém uma ideologia que ajuda a descobrir a realidade, fazendo-nos vê-la assim como um mecânico vê um carro: por dentro, conhecendo todas as engrenagens e os mecanismos de funcionamento. Essa ideologia-que tratarei em outra ocasião-é temida pelos opressores.
*conotação

7 comentários:

Anônimo disse...

Happy Wednesday! Bloghoppin' here... Hey, I have an interesting tutorial for you that I have written myself. It is about adding Adsense on your Single Post in XML template. I hope you'll like it! God Bless you!

Anônimo disse...

Olá William,
Concordo plenamente com o seu modo de pensar e aguardo a continuação.
Albano

Aura Sacra Fames disse...

Temida por aqueles que controlam a hiper-realidade, como disse Cazuza "quero uma ideologia para viver".

Abraços
aurasacrafames.blogspot.com

Anônimo disse...

É preciso termos uma ideologia para nortear nossas ações e direcionar nossa vida, mas nem sempre a ideologia seguida é a melhor.

Unknown disse...

Todos temos uma idealogia, pode ser que seja nossa ou pode ser que alguém simplesmente a implantou em nossa cabeça. A questão é simplesmente saber se ela é a melhor para nós ou não.

utilnet disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
utilnet disse...

Oi,
Bom texto, gostei de ler.
Todos temos ou vivemos com idealogia, a nossa ideologia.
A educação, ambiente familiar, amigos, faz que tenhamos uma ideologia.
Uma boa ideologia é a que melhor se adapta com a nossa personalidade, e que esteja de acordo com a nossa mente e de acordo como vemos e acreditamos nas coisas.
Abraço
Miguel (Utilnet)
http://utilnet.blogspot.com/