I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira


Igreja Renascer, ganhando na saúde e doença, na desgraça e na bonança.
Por Luis Gustavo Chapchap. 16 Desde domingo, 19 quando o teto da sede da igreja Renascer em Cristo caiu sobre cerca de 600 pessoas penso em dar minha opinião sobre o assunto.

Tenho grandes ressalvas a postura dos "donos"da igreja Sonia e Estevam autodenominados Bispa e Apóstolo. Eles são réus confessos nos Estados Unidos e estão impedidos de deixar aquele país até que cumpram sua dívida com a justiça estadunidense.

Antes de escrever, dediquei 2 horas para navegar no site da Renascer e assistir a TV Gospel. Logo após o desastre o site da igreja começou a fazer um pedido de depósito para reconstruir a sede. Achei aquilo muito inoportuno, os órgãos oficiais divulgavam o fim das buscas confirmando 9 mortes e mais de cem feridos e os "enviados" de Deus queriam reconstruir um monte de concreto. A visão deles de Deus será um amontoado de concreto? A gafe já foi corrigida e em novo lay-out agora pedem ajuda financeira para as vítimas. A apresentadora da TV Gospel divulgava a solidariedade de outras igrejas, o sentimento do casal Hernandes e lógico, colocava toda a responsabilidade em Deus. Ignorando a falta de precaução nas reformas e a forma covarde como anunciam ter um espaço capaz de receber aquele número de pessoas sem cuidar da estrutura necessária.

Em 2005 Kaká celebrou seu casamento neste mesmo endereço, entre os presente estavam o capitão do penta Cafu, o técnico Carlos Alberto Parreira, o holandês Clarence Seedorf e muitos outros famosos. De alguma forma Kaká passou um recibo da qualidade daquele espaço e deveria se pronunciar agora, pois colocou a vida de todos os seus convidados em risco.

Os Hernandes ganham ($) na saúde e na doença. Acho incrível a capacidade que essas igrejas têm de monetizar as ações e situações sejam elas boas ou ruins. Sei que existem muitas pessoas que encontram nestas mesmas igrejas a paz, e melhoria do convívio em família e um modelo de valores que os agrada e não questiono isso.

Coloco em cheque a verdadeira intenção dos que transmitem a doutrina, usando a teologia da prosperidade. Como pode um pastor pedir dinheiro a alguém que recebe um salário mínimo e não exitar em pagar milhões por um espaço nas madrugadas na TV.

Sei que existe um sem número de pessoas reconhecidas que fazem parte destes grupos inclusive Kaká, mas outro dia o médico Roger Abdelmassih fez uma festa com a presença do primeiro time de celebridades brasileiras e hoje á acusado por abuso sexual por muitas pacientes. Ninguém pode garantir a lisura das ações destas pessoas, afinal quem ia imaginar que o homem que colaborou para o nascimento dos maiores herdeiros artísticos do país estaria envolvido em escândalo deste calibre.

Temos que usar este episódio para refletir e tentar chegar a um consenso para uma sociedade mais justa e livre de aproveitadores.
Talvez a ambição de criar um espaço apto a receber mais gente tenha custado 9 vidas.

3 comentários:

Unknown disse...

Acredito que muitas igrejas, e a Renascer está entre elas, trabalham como empresas, com a diferença de explorar principalmente os menos favorecidos. O dinheiro do Kaká, que eu acho absurdo, mas problema dele, representa uma pequena porcentagem do montante que pessoas sem ter quase o que comer deixam para os "apóstolos" comprarem fazendas, carros importados e casas no exterior. Contrariando totalmente o que pregam.

Abração

DanFlautista disse...

Concordo com o Ropiva! muitas dessas igrejas estão sorrupiando seus fiéis!
A própria bíblia diz: que de grça recebeste de graça dai! estamos falando da palavra de Deus! Jesus veio ao mundo, pregou o evangelho a toda criatura, e não tinha se quer uma casa para morar! O único lugar que teve pra apoiar seu pescoço foi no dis de sua morte...em seu próprio
ombro! E também está escrito! aquele que vem depois de mim e se intitula pastor...é um lobo salteador!!! será que esse post é uma mera coincidência? abraços!!!

Drauzio Milagres disse...

A Renascer? São exploradores da fé dos seus membros. Está provado que desviam altos valores dos dízimos ofertados e os "fiéis" continuam acreditando nos pastores, bispas e apóstolos. Então não são tão "coitados" assim, merecem os líderes espirituais que escolheram. Se acreditam que estão comprando um pedacinho do céu isso é uma total ignorância deles. Um abraço. Drauzio Milagres.