I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado

QUER APRENDER? CRIE UM BLOG.

SOCIEDADE - ESCOLAS








Como os alunos e professores estão usando os diários na internet para partilhar dúvidas, estimular pesquisas e incentivar a troca de informações.


O OVO OU A GALINHA? Mayara criou um blog para descobrir quem veio primeiro. Quem nasceu primeiro? o ovo ou a galinha? O enigma levou Mayara Ferreira Ciriaco. de 14 anos de idade, aluna de uma escola pública da periferia de Araxá, em Minas Gerais, a melhorar seu desempenho escolar. Como? Depois de pesquisar em sites, entrevistar especialistas por e-mail e participar de listas de discuções, ela montou um diário on-line - ou blog sobre o assunto com a ajuda dos professores e do Instituto Ayrton Senna. Suas notas melhoraram e seu interesse pela escola aumentou. Mayara e outros milhares de alunos e professores descobriram que os blogs são um poderoso instrumento para o ensino.


Com os blogs, os alunos veem que o resultado de seu trabalho não fica guardado em pastas.


"Adorei o fato de outras pessoas terem visto o que fiz", diz Mayara. Segundo Marlene das Dores, que implementou o projeto de blogs quando era diretora da escola em Araxá, a frequencia dos alunos aumentou. Os participantes, segundo avaliação feita pelo Instituto Ayrton Senna, melhoraram sua expressão escrita e verbal, venceram a timidez e hoje mostram mais vontade de pesquisar, tem mais interesse em estudar e apresentam uma visão crítica do mundo. "Alguns chegam a discordar do professor sobre assuntos expostos em aula", diz Marlene.


Com linguagem coloquial(essa que usamos em nosso dia-a-dia), os blogs viraram uma ferramenta pedagógica valiosa. "Eles são capazes de apriximar alunos e professores, ainda distante da escola tradicional", afirma Betina Von Staa, coordenadora de pesquisa da divisão de portais educacionais da Positivo Informática. Na escola tradicional, com lousa, giz, mesa e carteira, o professor costuma ser o único detentor do conhecimento. Com os blogs, esse modelo muda. "A sala de aula tradicional se consolidou num modelo em que um sabe mais e, por isso ensina, fala, transmite a mensagem, o outro sabe menos, ou não sabe nada. Por isso copia, repete, decora". afirma Andrea Ramal, autora do livro Educação na Cibercultura. "Esse modelo não é condizente com a realidade, por isso, não se sustenta mais".



ESTÍMULO- A professora Renata usa blogs para ensinar português na sala de informática para seus alunos. No Rio Grande do Sul agora são chamados "Salas Digitais", em substituição aos termos "laboratórios de informática " ou "Sala de Informática".


Plugados, crianças e adolescentes de hoje acabam se identificando com o professor blogueiro, pois o mestre que está ali para ensiná-los também está disposto a apender no mesmo universo virtual em que eles adoram navegar. Em quase 2.000 blogs de professores hospedados no Portal Aducacional, os docentes colocam exercícios, gabaritos de provas, exercícios, desafios, mapas, ilustrações, etc. Com isso não precisam mais perder horas corrigindo provas ou carregando pastas e mais pastas. O professor de Química Telson Melentino Júnior, do Colégio Max, em Cuiabá, Mato Grosso, aposentou o site que mantinha desde o ano 2000 para aderir ao blog.

"Eu pagava um técnico para fazer as atualizações. Com o blog, não dependo de ninguém", diz.


Além da praticidade para os professores, os alunos acessam as páginas também para fazer comentários. "A aula não fica mais restrita aos 45 ou 55 minutos. Ao acessar o9 blog, o professor aumenta o interesse dos alunos", afirma Betina. Conectados, os professores passam a colocar em seus blogs, links para páginas interessantes. Isso aguça a curiosidade dos alunos e contribui para a constante reciclagem do educador.


Tal necessidade levou a professora de português Gladis Leal dos Santos a montar mais de seis blogs na escola pública em que trabalha , em Joinville, Santa Catarina. Além dos recursos de textos, ela costuma colocar nos blogs fotos de atividades e até vídeos. "Como o tema agora é o aquecimento global, vou buscar no YouTube vídeos sobre o assunto", diz ela.


Embora sejam uma ferramenta eficaz, os blogs ainda estão distantes da maioria dos alunos. Dados mostram que apenas 30% dos alunos do ensino fundamental têm acesso a computadores. No ensino médio, é pouco mais da metade. O Brasil está em penúltimo lugar em um ranking da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico em número de computadores por aluno. Aqui a média é de uma máquina para cada 50 alunos, sendo que o recomendável é de uma máquina para cada cinco alunos. Exemplos como como o de Araxá mostram qual a curiosidade dos alunos e o empenho dos professores podem dar resultados. Depois da criação dos blogs, a repetência dos alunos da rede pública municipal, praticamente zerou. Nas outras escolas da cidade, 20% dos alunos são reprovados ao fim de cada ano letivo. o Instituto Ayrton Senna atribui esse resultado à dissiminação dos computadores e dos blogs.


AS VANTAGENS DOS BLOGS


*Aproximar professores e alunos;

*Os estudantes tendem a se aproximar com o professor blogueiro. Se o aluno cria um blog, os professores tem um espaço a mais para orientar o aluno;

*Permitir maior reflexão sobre o conteúdo;
*Quando o professor blogueiro expõe sua opinião, está sujeito a críticas e elogios. Com isso, reflete sobre seu trabalho e faz os alunos pensarem mais sobre o tema proposto. Mantém o professor atualizado;
*O professor blogueiro busca em outros sites e blogs informações para compartilhar com os alunos. Isso o coloca em permanente reciclagem;
*Criar uma atividade fora do horário de aula;
*Trazer experiências de fora da escola;
*O blog abre as atividades da escola para pessoas de outros colégios, cidades e até países colaborarem. Isso amplia a visão de mundo da turma;
*Divulgar o trabalho da turma e do professor;
*As produções dos alunos e do professor podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo. Isso é um incentivo para alunos e professores se dedicarem;
*Com os blogs, os pais podem monitorar as atividades escolares dos filhos e também ter acesso ao que o professor está ensinando, o que não é possível com as aulas tradicionais;
*Ensinar a linguagem digital. Ao montar blogs, alunos e professores passam por um processo de "alfabetização digital". Aprendem a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade.
Aqui em Passo Fundo existe o NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional que proporciona cursos para professores leigos no assunto, à montarem seu blogs pessoais e para suas escolas.É um órgão do Governo do Estado do RS, subordinado a Secretaria de Educação. O NTE fiscaliza e distribui computadores para as escolas montarem suas Salas Digitais, além de incentivar o uso das salas pelos professores. A Escola Jerônimo Coelho proporciona e incentiva o bom uso da sala digital aos professores interessados sem nenhuma confusão, pois antes da aula o professor combina com os alunos o que será trabalhado na sala digital.
Visitem o trabalho em:http://nucleodetecnologiapf.blogspot.com/














7 comentários:

Francisco Castro disse...

Olá, professor Wiliam! Você tem toda razão, no mundo dos blogs o aprendizado é constante, é diário. A grande maioria dos blogueiros é constituída de pessoas sérias que para realizarem suas postagens fazem pesquisa, leem e estudam sobre o assunto a ser tratado em cada post.

Abraços

Francisco Castro

Wander Veroni disse...

Oi, William!

Que bacana a escola ter tomado essa iniciativa de educar por meio da blogosfera. Ao mesmo tempo que os alunos trabalham com a linguagem do idioma, aprendem - mesmo que de forma superficial, como lidar com uma mídia.

Abraço

blogdocatarino.com disse...

Os blogs são mesmo motivador do aprendizado, pois neles somamos conhecimento todos os dias e os estudantes têm tudo para aprender muito mais.

Marise von Frühauf Hublard disse...

Olá, professor Wiliam!
Parabéns pelo artigo!!!
Posso publicar o mesmo artigo no meu blog?
Estudei em Passo Fundo, na UPF. tenho orgulho do Rio Grande do Sul, como todo gaúcho.
Abraço filosófico,
Marise.

Estar Bem corpo & Alma disse...

Ola William!
Achei muito interessante seu último post, que legal o blog estar dispertando o interesse dos estudantes, excelente! parabéns!

Bom gostaria também que você fosse até meu blog e se cadastrava novamente como meu seguidor, pois aconteceu algo que não sei simplismente foram excluídos sem que o fizesse conto com sua presença.
grande
abraço.

All3X disse...

Boa a novidade trazida pelo NTE.
Eu mesmo já meornei um apaixonado pela blogosfera e tenho boas expectativas com ela.
Só espero que traga muito a acrescentar mesmo.
Valeu
All3X

Nacir Sales disse...

O BLOG É UMA FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO? Este é o debate promovido por nosso Blog. Prof Wiliam é nosso convidado.

O professor Google, o mestre Yahoo!, a escola UOL, novas tecnologias que a escola tradicional precisa se apropriar.
Hoje os alunos digitais convivem com professores analógicos.

Alunos digitais darão lições ao professores analógicos?

Ler é mais importante que estudar?

Qual a sua opinião?