I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira

O que é educar?

Educar é mais que ensinar, é impregnar no indivíduo os valores que o acompanharão pelo resto da sua vida. Educar é mais que moralizar, Educar é formar Cidadãos éticos que saibam escolher entre o bem e o mal e saibam distinguir o verdadeiro do falso. O Educar ultrapassa os ditames contextuais de uma sociedade, ainda que, essa sociedade esteja mergulhada na imoralidade. Educar é ter Educação, ter Educação está muito além das expressões do cotidiano: bom dia! Boa tarde! Boa noite! Dá licença! Por favor! Obrigado! Foi um prazer! Educar é algo que dever estar presente em nossa índole de maneira natural, partindo do conceito moral Kantiano, Educação é algo que deve estar naturalmente intrínseco no homem, enquanto ser racional, enquanto ser social e enquanto ser político.
Educar não é ensinar os nossos alunos a falar mal dos governos e dos políticos. Educar é despertar nos nossos alunos o senso crítico, levá-los a ter consciência do conceito pleno de Cidadania e incentivá-los a serem cidadãos engajados, no sentido de se organizar para protestar com responsabilidade e exercer o voto de maneira correta, agindo assim, não elegeremos e nem reelegeremos governos e políticos corruptos, descompromissados com as causas populares, sem cultura, e que saibam que o conceito correto  da palavra Política é “Praticar o bem comum na sociedade”.
Educar não é simplesmente ensinar a ler e a escrever, mas é levar o aluno a compreensão, a interpretação e a apreensão do texto e da escrita, atentando sempre para o seu lado crítico. Educar não é falar:  “Não faça”, mas sim, dizer: faça com responsabilidade, com cuidado e com amor, pois tudo o que fazemos de bom ou de ruim, receberemos as consequências. Por fim, Educar é amar, quando amamos somos capazes de entender que, em cada indivíduo existe um Ser em potencial que será capaz de transformar o mundo.


Comente este artigo.




Nenhum comentário: