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sexta-feira

Nome é tudo!

Um bom nome é meio caminho andado para algo fazer sucesso. Pode não ser lá grande coisa - ou até ser uma porcaria -, mas se tiver o batismo certo, a chance de se consagrar é boa. O mercado já aprendeu isso, há muito tempo, e praticamente não se inventam mais nomes inovadores, que cheguem, impactem e ganhem cadeira cativa. O que existe hoje são imitações ou tentativas de se aproximar de quem se consagrou.
Vinho, por exemplo. Se você fosse um produtor e tivesse que nomear sua bebida, qual nome escolheria? Tarefa difícil, afinal, não há critério fechado e nas prateleiras das lojas especializadas ou dos supermercados existe de tudo. Mas, de cada vez garrafas, uma inicia por Dom. É uma pista interessante para ser seguida.
- Tomei um Dom Murrô ontem maravilhoso.
Você precisa concordar comigo. É bem melhor do que:
- Tomei um Tio Tatá ontem maravilhoso.
Mas em alguns casos, o melhor mesmo é desistir e partir para outra. Ninguém conseguirá repetir nomes já criados e que se tornaram referência para tudo. Tênis é Adidas, carro é Corvette, grife é Dolce & Gabana, uísque é Chivas, clube de futebol é Estrela Vermelha de Bucareste, atleta é Usain Bolt, grupo musical é Rolling Stones, atriz é Charlize Theron, programa de computador é Macintosh e tempero é açafrão. São nomes para sempre. Se deram certo é outra história. Por isso o Toco entrou em depressão.
- O que foi Toco, não vai treinar hoje?
- Tô com um problema treinador? Não tenho o nome certo para ser jogador de futebol.
- Bobagem. Teu futebol é muito maior do que isso. Já tem time da Europa de olho em ti.
- Não, treinador. Craque tem que ter nome. Zico, Pelé, Maradona, Baggio, Di Stéfano, Ruud Gullit. Não posso me chamar Toco.
Meses depois, sem conseguir encontrar um nome para usar nos campos, o mundo dos esportes foi surpreendido pelo anúncio do fim da carreira da jovem promessa brasileira. Triste, o ex-jogador usou o dinheiro que já havia conquistado para abrir uma pastelaria. E ficou milionário vendendo pastéis. Os pastéis do Toco.
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