I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado

Brasil: a construção de imagens e cenas diárias

Nas páginas impressas e nas telas das traquitanas eletrônicas, as imagens hegemônicas são do mundo e do Brasil em hecatombe. Reclamações, denúncias e casos de profundo sofrimento pessoal que exigem comedimento ou sigilo, para garantir a qualidade das investigações e respeito às vítimas e familiares, são repetidos histrionicamente por alguns formadores de opinião e parlamentares. Formam-se perigosos e falsos consensos descolados das informações e dados objetivos como os crimes praticados por menores, os resultados de algumas políticas sociais e o falseamento das ações de administrações que confundem gastos com investimentos e difundem choques de gestão.
Por vezes, há pitadas do obscurantismo da Inquisição e da Guerra Fria. A tarefa de desfazer as imagens e seu desserviço é dura e encontra resistências na confusão entre a informação qualificada, a moral e a ética.

Na confusão planejada, os brasileiros bradam contra si mesmos, alguns dos políticos que elegeram e reconstroem imagens exponencialmente distorcidas. Por diferentes motivos, parte dos reclamantes fura filas, evita normas de segurança, ignora a sinalização, resiste em cumprir os contratos e se comporta como devedores ou portadores de favores e privilégios, fraudando séculos de lutas para eliminar as lógicas perversas das sociedades escravagistas e feudais. A constante corrosão da urbanidade vai do sectarismo das diferentes crenças nas simplificações entre bondade e maldade, passa pelas tentativas de obter alguns privilégios dos privilegiados até atos desesperados de resistências com diferentes racionalidades e práticas com tendências revolucionárias com distintos graus de ilustração. Em uma simplificação, duas cenas diárias em municípios brasileiros:
·         Cena 1: transporte urbano com passagens caras para a renda média, com a aberração das catracas, horários desencontrados e disposição antiquada dos pontos de embarque, motoristas, cobradores e passageiros que demoram até 50 minutos para cruzar 10 km, sorriem e auxiliam um cadeirante no ônibus;

·         Cena 2: numa escola pública, em área com os piores indicadores econômicos e sociais, estudantes impecavelmente uniformizados têm todas as aulas e todos os dias letivos, refeições equilibradas e realizam atividades lúdicas.

A instantaneidade e a turbulência de informações passível de edição, com a possibilidade de respostas rápidas, dissimuladas de diálogos horizontais, ignoram os diferentes controles finamente ajustados pela coalizão dos interesses localizados no centro do sistema mundial representado por um número reduzido de Estados e grandes grupos econômicos e seus prepostos de diferentes matrizes e interesses na periferia. Por que apostar na hecatombe e imiscuir as pequenas iniciativas de generosidade, solidariedade e criatividade, que constrói a permanência da melhoria da vida dos brasileiros?    


Comente este artigo.

Nenhum comentário: