I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado

O ponto

 

A relação do aprendizado produtivo e da habilidade de fazer ainda não é possível através de passes de mágica ou pela introdução do conhecimento através de processo cirúrgico.

Afinal, o que é mais importante, a informação ou conhecimento? Talvez, antes de responder esta pergunta, seria oportuno fazer mais perguntas. A informação por si só pode alterar o nosso perfil de habilidades e nos levar a um novo patamar profissional? E o conhecimento?

Há diferenças entre informação e conhecimento? Qual a relação da informação e do conhecimento com a ação do fazer? E como chegamos ao ato de fazer com qualidade, será que precisamos testar aquilo que entendemos que sabemos fazer?

Pois bem, o fato de estarmos vivendo novas formas de ler e escrever oportunizados pelas tecnologias digitais de celulares, tabletes, laptops ou desktops, precisam ser visto como novos jeitos de elaborarmos ou executarmos trabalhos, tanto em nível doméstico, empresarial, como dentro das escolas e universidades. Isto já é uma realidade.

 E dentro desta realidade, creio na urgente necessidade de revisarmos os currículos das escolas e universidades com a inclusão de disciplinas que capacitem os alunos e professores para o uso adequado dessas novas ferramentas.

Por outro lado, ilude-se quem pensa que somente o acesso às novas tecnologias nos remeterá para novos aprendizados produtivos e reconhecidos pela comunidade empresarial ou científica.

Antes ou durante o processo dessa nova relação, é imprescindível, ainda, que passemos pelo aprendizado formal da língua mãe e das demais disciplinas que constam dos currículos das escolas de formação básica e das universidades.

A relação do aprendizado produtivo e da habilidade de fazer ainda não é possível através de passes de mágica ou pela introdução do conhecimento através de processo cirúrgico. É necessário sim, antes que entremos em cálculos mais complexos que saibamos, como pré-requisito, as “quatro operações” de matemática.

Você até pode usar uma calculadora para resolver operações de soma ou divisão, mas isto não o dispensará de fazer o algoritmo lógico (consciente ou inconsciente), que o levará à execução da operação matemática.

Existe uma forma bem simples de testar se temos apenas informação ou informação e conhecimento e mais, se temos a habilidade de realizar alguma coisa. Tudo começa com uma pergunta bem simples: o que você sabe fazer?

Saber fazer tem a sua complexidade intrínseca e, portanto, dependendo daquilo que queremos fazer, precisamos investir tempo, paciência, informação, conhecimento e muita transpiração exercitando o ato de repetir para reter.

Ilude-se, pois, aqueles que acham que somente o fato de “viajarem na internet”, participar de redes sociais ou assistir à televisão lhes habilitará a fazer alguma coisa de útil e produtiva.

E a sabedoria? Bem, esse é um outro ponto.

Um comentário:

Jhonathan M. Germano disse...

OLÁ...ESTOU SEGUINDO SEU BLOG...

DESEJO FAZER UMA PARCERIA COM VOCÊ... sE TIVER INTERESSE, FAVOR, ENVIE UMA SOLICITAÇÃO PARA: http://naovosconformeiscomestemundo.blogspot.com.br.

FAVOR, SE PUDER, ACESSE O MEU BLOG: http://naovosconformeiscomestemundo.blogspot.com.br/

FICARIA HONRADO, SE PUDESSE CONTRIBUIR COM MEU TRABALHO - SEGUINDO O MEU BLOG... SOU ESCRITOR E BLOGUEIRO, EM BREVE LANÇAREI MEU PRIMEIRO LIVRO.

UM PRESENTE: OUÇA ESSA MENSAGEM: http://naovosconformeiscomestemundo.blogspot.com.br/2012/12/semeando.html

EM MEU BLOG (NO CANTO SUPERIOR ESQUERDO, TEM O SEGUINTE TEXTO: “SIGA-ME POR EMAIL”). SE GOSTAR DO MEU TRABALHO PONHA SEU EMAIL. COLOCANDO SEU EMAIL VOCÊ RECEBERÁ AS ATUALIZAÇÕES, NOVIDADES, INFORMAÇÕES E PROMOÇÕES PROMOVIDAS PELO BLOG FORTES ACE. OBRIGADO!
DESEJO SUCESSO EM SUA EMPREITADA PELA ESTRADA DA VIDA