quinta-feira
Você tem o perfil de líder? leia e confira!
Uma das primeiras experiências de convivência em grupo ocorre na escola, é onde aprendemos a dividir nossas coisas e a atenção com os outros.
Crianças e adolescentes vão demonstrando seu comportamento, sendo mais ativo ou passivo. Toda turma conta com um presidente e um vice, os quais escolhem por acharem que estes têm uma voz mais ativa e gostam de ajudar a resolver os problemas. É a partir daí que começamos a identificar quem possivelmente ocupará cargos de liderança.
Desde pequenos já demonstramos nossas preferências e começamos a desenvolver nossas habilidades. Através das brincadeiras podemos exercitar o nosso comando, neste momento alguns podem impor mais suas vontades e outros preferem que decidam e digam como devem proceder. Este aspecto também depende do contexto em que a criança está inserida, podendo ter diferentes comportamentos, por exemplo, há crianças que na escola são mais quietas, porém no grupo de amigos mostram-se mais ativos.
Com nosso crescimento e amadurecimento algumas características irão se confirmando e outras poderão ser reveladas. Todos em algum momento podem exercer o papel de liderança seja com os filhos ou no trabalho. Alguns sentem mais facilidade neste processo e outros têm mais dificuldade, podendo optar por cargos onde não tenha que exercer a gestão de uma equipe de trabalho.
A liderança não é conquistada junto com um cargo, o nome Gerente não quer dizer que você seja um líder. Da mesma forma há pessoas que não possuem um cargo de chefia, mas são reconhecidas pelo grupo como um líder, alguém a ser seguido.
Há muitas definições de liderança, cito a do livro O monge e o executivo: “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.
Há diversos estilos de liderança, não existindo uma fórmula mágica para ser um líder de sucesso, pois isto depende do contexto e da situação.
Existem características que podem ser desenvolvidas e trabalhadas em cada um, para que possam melhorar e aprimorar em sua atuação, já que liderar é um desafio diário e constante. Autoconhecimento, auto-avaliação e reflexão sobre a forma que está conduzindo sua liderança podem auxiliar neste processo.
por Gisele Dala Lana.
Depois de ler o texto, você se identificou com ele? Tens perfil de liderança?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário