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sexta-feira

Uma abordagem psicopedagógica sobre a (in)disciplina na escola

Ao escrever sobre o tema, fiz algumas possíveis considerações a respeito da construção da estrutura moral da criança e a relação desta com a (in) disciplina escolar. Disciplina vem da palavra discípulo e classificá-la como algo que se tem, ou não,acaba por passar por uma visão moralizante, uma questão de valor. Por vezes, atribuímos a falta de disciplina ao outro, que as crianças não tem limites, que têm dificuldades em atender regras... Porém sabemos que também nós, não somos disciplinados. Vivemos em uma sociedade, em que não temos tempo e por isso almoçamos no horário que dá, não temos organização nem para impor rotina na vida das nossas crianças. Portanto, podemos concluir que isso é algo que se começa a construir em casa.
Quando a criança é muito pequena, ainda não frequenta a escola, aprende é com seus pais ou com quem os substituam, seus primeiros ensinantes. Suas estruturas cognitiva, subjetiva e moral, começam a ser construídas. Pensando na aprendizagem como “uma teia” que se tece todos os dias, nenhuma criança chega à Escola “desteiada”.
Crianças bem pequenas já têm valores como o gosto pelas regras, pela disciplina e pelo fazer bem-feito. Só que o adulto não percebe. A criança faz isto nas brincadeiras: elas mesmas estabelecem regras e se submetem a elas, pois são regras coletivas. É interessante observar como elas se organizam: estabelecem combinados entre elas e os seguem, caso contrário a brincadeira acaba!
Para os alunos da Educação Infantil, o recurso lúdico, a fantasia, as dramatizações são a melhor maneira de trabalhar regras. Brincadeiras em que o adulto dá uma ordem e a criança deve cumprir, simplesmente já é o começo da compreensão de que há uma diferença entre ela (a criança) e o adulto. É importante que a criança tome consciência disso, pois para ela isso significa segurança, estabilidade, e se sente cuidada.
Sabe-se que quando muito pequena, a criança possui uma moral por anomia ,ou seja, embora não haja compreensão do significado de regras, obedece a seus pais, por medo de perder seu amor, por receio de ser punida,ou ainda de desagradá-los. Sente-se envergonhada por não corresponder ao que eles esperam dela.
O sentimento de vergonha tem origem no fato de eu “me saber” objeto do olhar, da escuta e do pensamento do outro. “A ferida moral é a vergonha”, escreve La Taille. Surge a partir dos 18 meses de idade, quando a criança já se reconhece no espelho, ou seja, toma consciência do que é para o olhar alheio. Embora tenha características do egocentrismo, seus primeiros sinais de vergonha ou de embaraço sinalizam uma tomada de consciência do que ela é para o olhar alheio. Ela baixa os olhos, cessa a atividade, claramente constrangida, envergonhada.
Neste primeiro estágio de vida, o olhar dos pais será todo poderoso. Tanto motivos de orgulho quanto os de vergonha, serão de certa forma impostos pelos outros.
Na fase seguinte, nos primeiros anos de vida escolar, surge outra compreensão de moral e ética pela criança, que se caracteriza por um sentimento único da criança pelo adulto, portanto é ainda um sentimento unilateral.
À medida que vão crescendo, e, portanto, tendo maior compreensão de si mesmas e do mundo que as cerca, as crianças reconhecem a existência de regras e quem as determina. Neste estágio, a moral é por heteronomia, ou seja, o sujeito recebe do outro as regras que deve seguir, mas ainda precisam de um adulto que sinalize sempre aquilo que está certo ou errado. Apesar de não compreenderem as regras de convívio social, acatam as normas dependendo de onde vem e que as impõe.
De 7 a 11 anos, as crianças já têm conceitos sobre a disciplina, pois já entendem que sem uma boa regra as coisas não funcionam bem. O “convencimento” é feito de outra forma, de forma empírica, ou seja, dentro de discussões onde todos podem opinar. A partir daí a estrutura moral evolui para a autonomia.
Há alguns equívocos quanto à autonomia, como se as regras estivessem dentro do próprio sujeito ( ou que ele as tenha construído) e interpreta-se que o sujeito autônomo é quem faz o que acha certo, de acordo com suas próprias ideias. As regras para serem estabelecidas e respeitadas, necessitam de um acordo entre as partes envolvidas, portanto o sujeito deve levar o outro em consideração.
Esta visão equivocada (de que o próprio sujeito constrói suas regras) leva algumas escolas permitirem que seus alunos “estejam livres” para decidir as regras de acordo com suas ideias, como não se vivessem em sociedade. Crianças e jovens, com dificuldades de lidar com normas e limites, podem apresentar uma conduta desordenada, traduzida como “tumulto”, “bagunça” e enfretamento da autoridade pedagógica.
Minha experiência como psicopedagoga e orientadora educacional tem me mostrado claramente estas questões: o sujeito com quem lidamos tem um outro tempo histórico e social, muitas vezes confrontando com modelos de uma escola idealizada. A indisciplina, portanto, pode sinalizar um sintoma entre o pedagógico e as relações de professor/aluno, gerando desordens, perturbações no ambiente escolar. Não podemos esquecer que este aluno traz “nós de nós”, nós de família, nós de relações conflituosas em seu ambiente social, nós da cultura, dos valores vivenciados e cada qual com sua estrutura moral em formação, assim como suas estruturas física, cognitiva e emocional.
Há momentos durante a aula em que se faz necessário o silêncio, o ouvir, o perguntar, o questionamento ordenado aguardando, cada um, a sua vez de se posicionar.Há outros, porém, que a troca de ideias, o trabalho em grupo, ou em duplas, o ruído se faz presente, a aprendizagem está sendo partilhada.
“Disciplina é um conteúdo a mais a ser trabalhado pela escola”, diz Lino de Macedo. À medida que vão adquirindo mais autonomia e entendendo que sem o respeito às regras e limites não é possível haver aprendizagem, organizam-se interna e concretamente.
Malban Tahan,em uma de suas histórias,conta que havia um rei muito rígido que não aceitava desordem, desorganização e,principalmente,que se cometessem erros. Uma noite, durante o jantar, um servo vai servir a sopa e deixa cair uma gota da saborosa refeição em sua roupa real. Furioso, o rei manda decapitar o servo displicente. O pobre coitado então lhe derrama toda a sopa na roupa. O rei assustado com a irreverência de seu criado lhe diz: “Já ordenei que sua cabeça fosse cortada e você ainda suja mais ainda a minha roupa?” E o servo lhe responde: “Se serei decapitado, que seja por um motivo maior.”
Muitas vezes, por intolerância, por arrogância, pelo poder que o lugar do conhecimento lhe atribui, professores não compreendem, são impacientes e expulsam seu aluno de sala, por indisciplina. Será que não estão agindo como o rei da história? Minha experiência com alunos adolescentes tem me mostrado que é possível agir de outra forma sem que tais fatos atinjam nossa identidade profissional. É preciso dar uma “moratória”. É preciso permitir uma flexibilidade, um refletir sobre, considerando a história que cada um traz consigo.

Dora Amorim Romero.

Gostei do artigo. E você???



domingo

Respeito aos educadores



Os brasileiros têm a oportunidade de ver de perto como se comporta o PSDB no Governo. Engana-se quem pensa que vou mencionar o descalabro na cidade de São Paulo, herança que o governador José Serra deixou para os paulistanos após abandonar a prefeitura para disputar o Governo do Estado. Não cabe aqui igualmente discutir o caos no trânsito que provoca perdas milionárias à economia, nem o fato de que São Paulo não pode mais receber chuva porque alaga e para. Esses são problemas para um outro debate.
O momento pede urgência para uma área que impacta diretamente no futuro do País: a Educação.
A realidade em São Paulo é que os professores ganham pouco e não receberam a reposição da inflação nos últimos anos. Sem uma sinalização do Governo Serra —cujo secretário de Educação é Paulo Renato Souza, ex-ministro de Fernando Henrique Cardoso—, os professores decidiram, há quase um mês, paralisar suas atividades e pedir reajuste salarial de 34,3%.
O que faria um governante comprometido com a Educação no lugar do governador? Algumas respostas são possíveis, mas tenho certeza de que nenhuma inclui a opção “agressão aos manifestantes pela Polícia Militar”. É de estarrecer, mas foi isso o que aconteceu sob o olhar de Serra. Prevaleceu a truculência ao diálogo.
Se o governador acha injusta a reivindicação, se discorda da greve, se tem argumentos para apresentar, que recebesse os representantes e os demovesse da paralisação. Ou que chegasse a um acordo por reajuste menor. Um governante, qualquer que seja o cargo que ocupa, deve ter condições de dialogar com a população, com os funcionários públicos, com os educadores (!) e com os opositores. É tarefa própria do político.
Mas Serra se coloca na condição de inacessível e autoriza uma ação da PM extremamente despropositada, autoritária e repressiva, com contornos do regime militar.
Desde quando liberdade de expressão é motivo para apanhar da polícia? Ora, quem deseja ser presidente não pode achar que a melhor forma de lidar com 60 mil professores protestando é fingir que a greve não existe. Pior: chamar a greve de política é dar de ombros à dura realidade do professor, que todos os dias batalha para conseguir dar conta da missão que é educar.
O comportamento do governador é reincidente. Em 2008, durante a greve da Polícia Civil, recusou-se a dialogar com a categoria e empurrou a PM para o confronto com os policiais civis nas cercanias do Palácio do Governo do Estado! Atuou no limite da irresponsabilidade ao permitir que suas duas polícias se digladiassem em praça pública.
No entanto, além da inabilidade para negociar, a dificuldade de Serra tem uma razão oculta. Se receber os professores, terá que admitir que, ano a ano, diminui o Orçamento da Educação —de 16% em 2002, foram apenas 13,8% em 2008. Terá que reconhecer que fragmentou o setor em três secretarias, ao invés de fortalecer a Educação de forma unificada. E, por trás dessas ações, esconde-se a inexistência de uma política planejada à Educação.
Há duas maneiras básicas de melhorar o sistema educacional. Investir em infraestrutura — novas escolas, bibliotecas, material escolar, uniformes, computadores. E, certamente mais importante, aplicar verbas para melhorar a qualidade —atualização do conteúdo letivo, qualificação dos professores e incremento salarial. A chave está em atuar nas duas frentes de forma complementar.
Foi o que fez o PT, por exemplo, na gestão da prefeita Marta Suplicy em São Paulo, criando o CEU (Centro de Educacional Unificado). Os CEUs permitiram trazer para o interior das escolas esporte, lazer e cultura, integrando-os aos processos educativos. E transformou a dura realidade das periferias ao legar às comunidades um espaço de vivência nos finais de semana, ou seja, foi também um programa de inclusão social.
O Governo Lula também atuou nas duas frentes, ao criar o Pró-Uni e abrir 596 mil bolsas, ao construir 12 novas universidades e 79 escolas técnicas, mas igualmente ao fixar o piso salarial do professor em R$ 950. É esse o tipo de comparação que o Brasil deve fazer nas próximas eleições.

José Dirceu.


A mesma regra s plica no estado do Rio Grande do Sul.

quarta-feira

Direitos do Consumidor

Serviço 102


Quando você precisar do serviço 102, que custa R$ 2,05.
Lembre-se que agora existe o concorrente que cobra apenas
R$ 0,29 por informação :
fone 0300-789-5900 .
Você sabia disso?

*Correios*

Se você tem por hábito utilizar os Correios, para enviar
correspondência, observe que se enviar algo de pessoa
física para pessoa física, num envelope leve, ou seja, que
contenha duas folhas mais ou menos, para qualquer
lugar/Estado, e bem abaixo do local onde
coloca o CEP escrever a frase 'Carta Social' , você pagará
somente R$0,01 por ela. Isso está nas Normas afixadas nas
agências dos correios, mas é claro que não está escrito em
letras graúdas e nem facilmente visível. O preço que se paga
pela mesma carta, caso não se escreva 'Carta Social',
conforme explicado acima custará em torno de R $0,27
(a grama). Agora imaginem no Brasil inteiro,quantas
pessoas desconhecem este fato e pagam valores indevidos
por uma carta pessoal diariamente?

*Telefone Fixo para Celular* -
A MELHOR DE TODAS!!!

Se você ligar de um telefone fixo da sua casa para um
telefone celular, será cobrada sempre uma taxa a mais
do que uma ligação normal, ou seja, de celular para celular.
Mas se acrescentar um número a mais , durante a discagem,
lhe será cobrada apenas a tarifa local normal.

Resumindo : Ao ligar para um celular sempre repita o
ultimo dígito do número.

Exemplos:
9XXX - 2522 + 2
9X7X - 1345 + 5


Atenção : o número a ser acrescido deverá ser sempre
o último número do telefone celular chamado !


*Lista Telefônica Informações

Para informações da lista telefônica, use o
nº 102030 que é gratuito, enquanto que o 102 e 144
são pagos e caros.



Divulgue! Divulgue! Divulgue! Divulgue!

sábado

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA

"Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, que companhia nem sempre significa segurança, e começa a aprender que beijos não são contratos, e que presentes não são promessas

Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança; aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo, e aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais, e descobre que se leva anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida; aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida, e que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que eles mudam; percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos

Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influências sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve compará-los com os outros, mas com o melhor que podem ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde se está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que ou você controla seus atos, ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática.

Descobre que algumas vezes a, pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se; aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou; aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha; aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens; poucas coisas são tão humilhantes... e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando se está com raiva se tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém; algumas vezes você tem que aprender a perdoar a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás, portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores, e você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.

Descobre que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar."

William Shakespeare

domingo

20 respostas para dúvidas sobre o uso de computadores:



Mesmo que cada vez mais o computador faça parte da vida e do dia-a-dia de mais e mais pessoas, seguimos tendo dúvidas simples a respeito do equipamento. Aqui você vê vinte delas:

1. Faz mal ao computador ter ímãs colados no gabinete.
Falso! Nenhum problema com o gabinete, mas não podemos dizer o mesmo do monitor, pois desgasta suas cores. Evite a qualquer custo utilizar equipamentos imantados muito próximos aos monitores, pois as cores podem resultar distorcidas.


2. Empurrar o cd com o dedo para inserí-lo no computador é prejudicial ao equipamento.
Falso! Não tem nada a ver. Nada irá acontecer se você empurrar com uma força normal. Foi feito exatamente para isso.


3. Água ou café derramada sobre o teclado pode arruinar seu funcionamento.
Verdadeiro! Estragam as trilhas metalizadas da placa de circuito que estão embaixo das teclas. Isso pode criar um curto-circuito e queimar o teclado.


4. É necessário ter espaço entre o monitor e a parede atrás dele.
Falso! Monitor não é geladeira. O ambiente em geral deve estar ventilado, mas não é indispensável que esteja uma distância muito grande. É muito pior ter outro monitor atrás (como acontece em muitos escritórios), pois pode haver o risco de ter interferências entre os computadores.


5. Quando o computador passou a noite toda ligado, é melhor
desligá-lo e voltar a reiniciar.
Falso! Pode seguir ligado sem problema algum. Ainda que pareça o
contrário e dê vontade de desligá-lo por um momento, para que descanse, seguindo a lógica humana, o HD dura muito mais se permanecer ligado e não sendo o tempo todo ligado e desligado. Por uma questão de economia de energia, não convém deixar ligado por vários dias, mas se não levarmos em conta o fator do aquecimento global seria muito melhor para o PC nunca desligá-lo. Eles foram criados para isso.


6. Gasta mais energia ao ser ligado do que em várias horas de uso.

Falso! Ao ser ligado, o computador não consome tanto, a ponto de superar as horas de funcionamento. Ao desligar, poupa-se energia e, ao permanecer ligado gasta como qualquer outro eletrodoméstico.


7. Faz mal ao computador ter algum celular por perto.
Falso! Sem problema algum. No máximo um ruído provocado pela
interferência de uma chamada.


8. Depois de desligar o computador é melhor deixá-lo descansar uns segundos antes de voltar a ligar.
Verdadeiro! É recomendável esperar no mínimo alguns segundos antes de voltar a ligá-lo. Em geral, 15 segundos devem ser suficientes.


9. Mover a CPU quando o computador está ligado pode queimar o HD.
Falso! A força centrífuga com que gira o HD é tanta que não acontece nada ao se mover o gabinete. Muito menos ainda em se tratando de um notebook, pois esses foram feitos para isso. Mas é lógico que você não vai sair por aí dando porrada no equipamento, não é mesmo?



10. Pelo bem do monitor, é conveniente usar protetor de tela quando não está em uso.
Verdadeiro! Porque o mecanismo do protetor de tela faz com que o
desgaste das cores da tela seja uniforme e constante. Ao renovar as imagens constantemente, a tela não se desgasta num mesmo lugar.



11. Quando há chuva forte, é absolutamente necessário tirar o plug do computador da tomada.
Verdadeiro! Deveria ser adotado como uma obrigação no caso de uma chuva muito forte, com muitos raios e trovões. Da mesma forma, é aconselhável retirar os cabos do telefone e da alimentação do modem, para que não queimem com a descarga de raios.



12. Não é conveniente olhar a luz vermelha que está embaixo do mouse óptico.
Verdadeiro! Pode até não deixar ninguém cego, mas é uma luz
bastante forte que pode, sim, fazer mal à retina.



13. Nos notebooks deve-se acoplar primeiro o cabo de eletricidade à máquina e somente depois esse cabo a tomada.
Falso! Tanto faz. Quase todos os equipamentos portáteis atuais têm
proteção de curto-circuito e são multi-voltagem e podem ser ligados em tensões de 90 a 240 volts, pelo que são sumamente estáveis.



14. Ao desligar o computador convém também desligar o monitor.
Falso! Outra vez, tanto faz. Ao desligar o computador, o monitor fica em estado de espera, no qual consome muito pouca energia (pouco mais que 1W) e não sofre desgaste algum. A decisão termina sendo em função da economia, ainda que o consumo seja realmente mínimo.



15. Não se deve colocar cds, disquetes ou qualquer outro elemento sobre o gabinete.
Falso! Lógico, nada do que é colocado sobre a CPU pode ser afetado
ou avariado, a não ser que esteja molhado e o líquido possa chegar ao
equipamento.



16. O computador nunca pode ficar ao sol.
Verdadeiro! Se o processador esquentar mais do que o recomendado pelo fabricante, sua vida útil tende a decrescer ou até findar-se. Por isso, nunca é boa idéia instalar o PC próximo a janelas onde bate muito sol.



17. Se mais de 80% do HD tiver sendo usado, a máquina se torna mais lenta.
Verdadeiro! Sempre é uma questão de porcentagem. Por mais que se
tenha 20 Gb livres, se isso significar menos de 20% da capacidade do disco, o funcionamento do computador será um pouco mais lento (nada que seja também muito notável, principalmente em máquinas mais modernas, com boa configuração de memórias).



18. Não se deve tirar o pen drive sem avisar à máquina.
Verdadeiro! É recomendável selecionar a opção “Retirar hardware com segurança”, antes de retirá-lo. Caso contrário, corre-se o risco de queimar a memória do USB (mas é muito raro acontecer, quando o dispositivo já não está em uso).



19. Ter o desktop cheio de ícones deixa o computador mais lento.
Verdadeiro! Não importa se são ícones de programas ou arquivos. O
que acontece é que a placa de vídeo do computador renova constantemente a informação apresentada na tela, e quanto mais ícones, mais tempo.



20. Desligar a máquina diretamente no botão, sem selecionar previamente a opção de desligar o equipamento, estraga o HD.
Verdadeiro para máquinas AT (mais antigas): O HD pode queimar ao ser desligado enquanto ele ainda está lendo ou escrevendo em alguma parte do sistema. Ademais, quando a energia é desligada subitamente, as placas que cobrem o disco (que gira até 10 mil rotações) descem sobre ele e podem ir riscando até que alcancem a posição de descanso. Ao selecionar a opção 'Desligar o Computador', todo o sistema se prepara para repousar e suspende todas as atividades. Cada peça vai ficar em seu devido lugar.





Falso para máquinas ATX (mais modernas): As máquinas ATX dispõe de um dispositivo que, quando pressionado rapidamente o botão de desligar, um comando é enviado para o sistema, fazendo que o mesmo se desligue com segurança. No entanto, mesmo em máquinas ATX, nunca se deve segurar o botão “power” por 4 segundos, se o sistema estiver rodando.




sábado

Bem-vindos à Edublogosfera

por André de Oliveira


Fique por dentro da grande comunidade de professores blogueiros, que não para de crescer

Os blogs foram criados no final da década de 90 e, no princípio, eram usados basicamente de dois modos: o blog estilo “diário de adolescente” e o de notícias, usado por jornalistas. Segundo o blogueiro e professor da Faculdade de Educação da Universidade São Judas Tadeu, Jarbas Novelino Barato, a ferramenta começou a ganhar espaço entre professores e escolas no início dos anos 2000. “É muito difícil dizer quem foi o primeiro docente a inovar o uso dos blogs aliando-o à educação, mas acredito que o Bernie Dodge, criador das Webquest, foi um dos primeiros a repensar o uso de blogs, em 2001”, comenta. O professor também cita o criador de softwares educacionais David Carraher como um dos prováveis pioneiros na área.

Novelino começou suas experiências com os blogs em 2002, mas muitas delas foram malsucedidas. “Fiz algumas tentativas para criar blogs educacionais, mas a pouca intimidade com a ferramenta, a falta de um assunto definido e, principalmente, a pouca notoriedade que os blogs tinham no Brasil fizeram com que minhas experiências não fossem para frente”, explica Jarbas. Passados sete anos o cenário é bem diferente, sendo que a edublogosfera, como ficou conhecida a rede de blogs educacionais, é cada vez maior. O próprio professor mantém dois espaços bem-sucedidos na internet.

A edublogosfera é uma realidade na internet, possibilitando troca de informações entre professores, que discutem assuntos variados, desde as especificações de suas disciplinas até questões mais amplas, como tecnologia e educação. O professor que pretende iniciar sua imersão nesse mundo virtual de ideias e conhecimento, ou que busca bons blogs mantidos por colegas, encontrará a seguir um roteiro selecionado daqueles feitos por professores de diversas áreas do conhecimento.

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/namira
A professora de Língua Portuguesa Doralice Araújo mantém o blog “Na mira do leitor”, no portal da Gazeta do Povo do Paraná, desde agosto de 2007. O espaço introduz um tema da atualidade, como a gripe A H1N1, e exibe propostas e orientações de como elaborar uma redação tendo como base o assunto em questão.

http://miriamsalles.info/wp
Miriam Salles é formada em Ciências Biológicas e tem especialização na área de educação a distância. Seu blog, uma das referências na área de educação, oferece indicações interessantes sobre questões ambientais, além de fornecer dicas técnicas para blogs de educadores.

http://fisicacomsabor.blogspot.com
O professor de Física José Carlos Antonio mantém o blog “Física com sabor”, desde março de 2008, em que oferece diversas sugestões voltadas para a área. Apresenta-se como “um blog sobre Física, e outras coisas interessantes, voltado aos professores e alunos da rede pública do estado de São Paulo e quem mais quiser passar por aqui”.

http://aprendente.blogspot.com
http://jarbas.wordpress.com
Ambos os blogs de temática semelhante são mantidos pelo professor Jarbas Novelino Barato, fonte dessa reportagem. O primeiro é o “Aprendente”, que existe desde novembro de 2004, caracterizado pelo blogueiro como um “espaço de comunicação sobre weblogs em educação, webquests, webgincanas e outros recursos TIC, além de eventuais comentários sobre o que rola no mundo”. O segundo, intitulado “Boteco Escola”, existe desde fevereiro de 2007, como um espaço que pretende discutir o uso dos blogs em educação.

http://anascatena.blogspot.com
Ana Scatena é professora especialista em tradução de inglês e português. Seu blog existe desde setembro de 2006 e é dedicado à aprendizagem de inglês. Oferece diversas dicas interessantes para professores e estudantes da língua.

http://internetnaeducacao.blogspot.com
http://edublogosfera.blogspot.com/
Ambos podem servir como ponto de encontro para os professores blogueiros. Eles dão sugestões de blogs interessantes e pretendem “organizar” os da comunidade educacional.

http://elisakerr.wordpress.com
A professora de Artes Elisa Mello Kerr mantém, desde abril de 2007, o “Art Educando”, blog que faz um debate sobre arte e educação. Os posts trazem muitos exemplos e ilustrações e com pouco tempo de vida já é um sucesso.

http://nteitaperuna.blogspot.com
Existem diversos Núcleos de Tecnologia Educacional em várias cidades do Brasil. Um deles, em Itaperuna (RJ), merece destaque. Robson Freire é o responsável pelo “Caldeirão de Idéias”, que desde novembro de 2006 discute questões relacionadas às novas tecnologias e educação. Iniciado como um espaço para troca de informações entre professores da rede local, ganhou notoriedade na edublogosfera.

http://www.gutierrez.pro.br
O blog de Suzana Gutierrez é um dos pioneiros, sendo que seu primeiro post data de agosto de 2002. O espaço coloca em discussão assuntos da atualidade e ligados às novas tecnologias da informação.