I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado

Bem-vindos à Edublogosfera

por André de Oliveira


Fique por dentro da grande comunidade de professores blogueiros, que não para de crescer

Os blogs foram criados no final da década de 90 e, no princípio, eram usados basicamente de dois modos: o blog estilo “diário de adolescente” e o de notícias, usado por jornalistas. Segundo o blogueiro e professor da Faculdade de Educação da Universidade São Judas Tadeu, Jarbas Novelino Barato, a ferramenta começou a ganhar espaço entre professores e escolas no início dos anos 2000. “É muito difícil dizer quem foi o primeiro docente a inovar o uso dos blogs aliando-o à educação, mas acredito que o Bernie Dodge, criador das Webquest, foi um dos primeiros a repensar o uso de blogs, em 2001”, comenta. O professor também cita o criador de softwares educacionais David Carraher como um dos prováveis pioneiros na área.

Novelino começou suas experiências com os blogs em 2002, mas muitas delas foram malsucedidas. “Fiz algumas tentativas para criar blogs educacionais, mas a pouca intimidade com a ferramenta, a falta de um assunto definido e, principalmente, a pouca notoriedade que os blogs tinham no Brasil fizeram com que minhas experiências não fossem para frente”, explica Jarbas. Passados sete anos o cenário é bem diferente, sendo que a edublogosfera, como ficou conhecida a rede de blogs educacionais, é cada vez maior. O próprio professor mantém dois espaços bem-sucedidos na internet.

A edublogosfera é uma realidade na internet, possibilitando troca de informações entre professores, que discutem assuntos variados, desde as especificações de suas disciplinas até questões mais amplas, como tecnologia e educação. O professor que pretende iniciar sua imersão nesse mundo virtual de ideias e conhecimento, ou que busca bons blogs mantidos por colegas, encontrará a seguir um roteiro selecionado daqueles feitos por professores de diversas áreas do conhecimento.

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/namira
A professora de Língua Portuguesa Doralice Araújo mantém o blog “Na mira do leitor”, no portal da Gazeta do Povo do Paraná, desde agosto de 2007. O espaço introduz um tema da atualidade, como a gripe A H1N1, e exibe propostas e orientações de como elaborar uma redação tendo como base o assunto em questão.

http://miriamsalles.info/wp
Miriam Salles é formada em Ciências Biológicas e tem especialização na área de educação a distância. Seu blog, uma das referências na área de educação, oferece indicações interessantes sobre questões ambientais, além de fornecer dicas técnicas para blogs de educadores.

http://fisicacomsabor.blogspot.com
O professor de Física José Carlos Antonio mantém o blog “Física com sabor”, desde março de 2008, em que oferece diversas sugestões voltadas para a área. Apresenta-se como “um blog sobre Física, e outras coisas interessantes, voltado aos professores e alunos da rede pública do estado de São Paulo e quem mais quiser passar por aqui”.

http://aprendente.blogspot.com
http://jarbas.wordpress.com
Ambos os blogs de temática semelhante são mantidos pelo professor Jarbas Novelino Barato, fonte dessa reportagem. O primeiro é o “Aprendente”, que existe desde novembro de 2004, caracterizado pelo blogueiro como um “espaço de comunicação sobre weblogs em educação, webquests, webgincanas e outros recursos TIC, além de eventuais comentários sobre o que rola no mundo”. O segundo, intitulado “Boteco Escola”, existe desde fevereiro de 2007, como um espaço que pretende discutir o uso dos blogs em educação.

http://anascatena.blogspot.com
Ana Scatena é professora especialista em tradução de inglês e português. Seu blog existe desde setembro de 2006 e é dedicado à aprendizagem de inglês. Oferece diversas dicas interessantes para professores e estudantes da língua.

http://internetnaeducacao.blogspot.com
http://edublogosfera.blogspot.com/
Ambos podem servir como ponto de encontro para os professores blogueiros. Eles dão sugestões de blogs interessantes e pretendem “organizar” os da comunidade educacional.

http://elisakerr.wordpress.com
A professora de Artes Elisa Mello Kerr mantém, desde abril de 2007, o “Art Educando”, blog que faz um debate sobre arte e educação. Os posts trazem muitos exemplos e ilustrações e com pouco tempo de vida já é um sucesso.

http://nteitaperuna.blogspot.com
Existem diversos Núcleos de Tecnologia Educacional em várias cidades do Brasil. Um deles, em Itaperuna (RJ), merece destaque. Robson Freire é o responsável pelo “Caldeirão de Idéias”, que desde novembro de 2006 discute questões relacionadas às novas tecnologias e educação. Iniciado como um espaço para troca de informações entre professores da rede local, ganhou notoriedade na edublogosfera.

http://www.gutierrez.pro.br
O blog de Suzana Gutierrez é um dos pioneiros, sendo que seu primeiro post data de agosto de 2002. O espaço coloca em discussão assuntos da atualidade e ligados às novas tecnologias da informação.


2 comentários:

Catarino disse...

É uma ótima ferramenta, mas ainda esta muito no começo, talvez por falta de tempo alguns professores têm o blog mas não atualizam.
Indico o blog do Prof Catarino (Não sou eu) http://dilsoncatarino.blogspot.com/
que dá ótimas dicas de português.

utilnet disse...

Oi,

Visitando para ver novidades e dar uma prenda.

Desejo-lhe um FELIZ NATAL cheio de alegrias, Paz e Saúde.
Próspero ANO NOVO.

Prenda de Natal do Utilnet para si (só até 31/12/2009):
http://utilnet.blogspot.com/2009/12/download-gratuito-office-baixar-gratis.html

Abraço,
Miguel (Utilnet)