I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira

A importância de alfabetizar desde cedo


Há atividades lúdicas que contribui com processo de alfabetização

A alfabetização é uma das fases mais importantes da vida de uma criança. Muitos pais se preocupam em saber se existe ou não uma idade ideal para a alfabetização e como isso afeta o rendimento de seus filhos na escola.
Pedagogos e especialistas da área divergem quanto à questão do tempo certo para iniciar esse processo de aprendizado. Alguns dizem que a idade certa é por volta dos 7 ou 8 anos, pois as crianças menores são pequenas e não possuem maturidade. Outros, por sua vez, acreditam que começar o processo de alfabetização antes dessa idade facilita todo o processo.
Na Finlândia, por exemplo, pesquisadores realizaram uma investigação ao longo de 18 anos acompanhando três grupos de crianças que corriam o risco de se tornarem disléxicas.  Os pesquisadores observaram o seguinte: no grupo de crianças que se tornaram disléxicas aos 7 anos, todas apresentavam, dos 3 anos e meio aos 5 anos, um baixo desempenho em atividades de consciência fonológica. As crianças do grupo que não atingiu sucesso em leitura aos 7 anos também tinham um baixo desempenho em atividades de consciência fonológica.
Já aquelas que tiveram um alto desempenho em leitura aos 7 anos eram as mesmas que, entre os 3 anos e meio e os 5 anos, apresentaram um alto desempenho em atividades de consciência fonológica, conhecimento de letras, memória fonológica, linguagem receptiva, linguagem expressiva e assim sucessivamente. Nesse caso, é possível perceber a diferença que houve no grupo de crianças que tiveram estímulos mais cedo.
Na escola onde leciono alterei o programa de pré-alfabetização a fim de preparar as crianças para o momento da alfabetização e, consequentemente, aumentarem o desempenho em leitura e escrita nos anos seguintes.
Há quem acredite que a alfabetização é um processo torturante, em que a criança é obrigada a fazer cópias e aprender combinações de sons. Mas esses são os métodos tradicionais. Há diversas atividades aplicadas no âmbito da abordagem fônica que são extremamente lúdicas e divertidas.
A criança começa a ficar mais empolgada ao aprender e ao adquirir habilidades. Além disso, os pais ficam mais contentes, pois não imaginavam que os filhos fossem capazes de fazer tantas coisas apenas com 3 ou 5 anos.
Portanto, não é preciso esperar tanto para estimular os filhos a ler e escrever. Isso pode ser iniciado alguns anos antes mediante brincadeiras, sem que haja um ensino precoce da alfabetização. Pelo contrário, as atividades que promovem a aquisição de habilidades fundamentais no processo de alfabetização são lúdicas. A realização delas pode ser uma forma de divertimento para as crianças, além de proporcionar-lhes uma melhora da memória fonológica.
Quando a criança aprende a ler e adquire fluência na leitura, naturalmente seu desejo por esta tende a aumentar cada vez mais. Por isso, ao procurar uma escola para seu filho, busque uma que atenda às demandas dele e leve em consideração suas capacidades.
Comente este artigo.

Nenhum comentário: