Há atividades lúdicas que
contribui com processo de alfabetização
A alfabetização é uma das fases mais
importantes da vida de uma criança. Muitos pais se preocupam em saber se existe
ou não uma idade ideal para a alfabetização e como isso afeta o rendimento de
seus filhos na escola.
Pedagogos e especialistas da área divergem quanto à questão do
tempo certo para iniciar esse processo de aprendizado. Alguns dizem que a idade
certa é por volta dos 7 ou 8 anos, pois as crianças menores são pequenas e não
possuem maturidade. Outros, por sua vez, acreditam que começar o processo de
alfabetização antes dessa idade facilita todo o processo.
Na Finlândia, por exemplo, pesquisadores realizaram uma
investigação ao longo de 18 anos acompanhando três grupos de crianças que
corriam o risco de se tornarem disléxicas. Os pesquisadores observaram o
seguinte: no grupo de crianças que se tornaram disléxicas aos 7 anos, todas
apresentavam, dos 3 anos e meio aos 5 anos, um baixo desempenho em atividades
de consciência fonológica. As crianças do grupo que não atingiu sucesso em
leitura aos 7 anos também tinham um baixo desempenho em atividades de
consciência fonológica.
Já aquelas que tiveram um alto desempenho em leitura aos 7 anos
eram as mesmas que, entre os 3 anos e meio e os 5 anos, apresentaram um alto
desempenho em atividades de consciência fonológica, conhecimento de letras,
memória fonológica, linguagem receptiva, linguagem expressiva e assim
sucessivamente. Nesse caso, é possível perceber a diferença que houve no grupo
de crianças que tiveram estímulos mais cedo.
Na escola onde leciono alterei o programa de pré-alfabetização a
fim de preparar as crianças para o momento da alfabetização e,
consequentemente, aumentarem o desempenho em leitura e escrita nos anos
seguintes.
Há quem acredite que a alfabetização é um processo torturante,
em que a criança é obrigada a fazer cópias e aprender combinações de sons. Mas
esses são os métodos tradicionais. Há diversas atividades aplicadas no âmbito
da abordagem fônica que são extremamente lúdicas e divertidas.
A criança começa a ficar mais empolgada ao aprender e ao
adquirir habilidades. Além disso, os pais ficam mais contentes, pois não
imaginavam que os filhos fossem capazes de fazer tantas coisas apenas com 3 ou
5 anos.
Portanto, não é preciso esperar tanto para estimular os filhos a
ler e escrever. Isso pode ser iniciado alguns anos antes mediante brincadeiras,
sem que haja um ensino precoce da alfabetização. Pelo contrário, as atividades
que promovem a aquisição de habilidades fundamentais no processo de
alfabetização são lúdicas. A realização delas pode ser uma forma de
divertimento para as crianças, além de proporcionar-lhes uma melhora da memória
fonológica.
Quando a criança aprende a ler e adquire fluência na leitura,
naturalmente seu desejo por esta tende a aumentar cada vez mais. Por isso, ao procurar
uma escola para seu filho, busque uma que atenda às demandas dele e leve em
consideração suas capacidades.
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