I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira

Dilma defende reajuste para professores em meio a polêmica no RS

Observada por Tarso, Dilma cobrou no Piratini melhores salários para os professores
 
Em meio a uma mobilização de professores estaduais no Rio Grande do Sul, a presidenta Dilma Rousseff defendeu nesta segunda-feira, em Porto Alegre, o aumento da remuneração do magistério. Ela fez a afirmação durante discurso sobre a destinação dos royalties do petróleo para a educação ao lado do governador gaúcho, Tarso Genro (PT), que enfrenta constantes atritos com a categoria. 
 
Dilma disse que a aplicação dessa verba no setor, já definida em lei, foi um dos "momentos mais importantes do País" e que é preciso buscar um padrão de remuneração "similar" ao dos países desenvolvidos. "Temos que colocar [recursos] no pagamento melhor dos professores. Porque, sem isso, o Brasil não será uma nação desenvolvida", afirmou.
 
Os professores do Estado encerraram na sexta-feira passada uma greve de duas semanas por melhores salários. O pagamento do piso nacional do magistério é uma das principais polêmicas do governo Tarso. 
 
O governador prometeu o cumprimento da lei do piso na campanha eleitoral de 2010, mas, ao assumir o governo, foi à Justiça questionar o modelo da remuneração. Ele afirma que houve uma mudança no cálculo dos reajustes do salário nacional que faz com que os Estados não tenham condições de arcar com os custos. 
 
Na semana passada, um grupo de professores fez um protesto na frente da casa de Tarso em Porto Alegre e acabou dispersado por PMs com gás lacrimogêneo. Sem ter suas reivindicações atendidas, os sindicalistas encerraram a greve, mas prometeram manter a pressão sobre o governo.
 
Por Folhapress
 
 
 

Nenhum comentário: