I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira

A educação e o valor do professor


Nós professores somos convidados a participar do fantástico mundo do ensino. Mundo este onde vivemos muitas alegrias, conquistas e, também, muitas decepções. Porém, o professor precisa entender qual é o seu real valor na vida de um educando.

Além de o professor, principalmente na educação infantil e nas séries iniciais, ser um dos primeiros modelos que os alunos têm a seguir, ele também influencia muito na formação deste aluno e nas suas atitudes a partir das aulas assistidas na escola.

Muitos professores não aceitam que a turma questione os seus ensinamentos, que coloque em dúvida os critérios escolhidos para determinar certos conceitos ou então que não compartilhe da mesma opinião que eles.

Entretanto o professor precisa entender que o verdadeiro profissional da educação, que visa o desenvolvimento do aluno como um todo, não pode simplesmente querer que seus alunos reproduzam o conhecimento por ele transmitido.

Nós seres humanos, temos características muito particulares e diferentes. Devido a isso, não é possível se acreditar que absolutamente toda a turma concordará com o ponto de vista do professor.

Um exemplo ao qual devemos tomar é o de Platão e Aristóteles. É sabido por todos que Platão foi o grande mestre de Aristóteles, ele foi seu professor por mais de vinte anos. Entretanto, Platão e Aristóteles discordavam de muitas coisas e mesmo assim, se respeitavam muito. Platão, na condição de mestre de Aristóteles poderia ter imposto que este aderisse às suas concepções de mundo e não permitiria então, que seu discípulo fundasse uma escola contrária às ideias de seu “tutor”.

Desta maneira, Platão nos ensina, através do exemplo, que o professor cumpre efetivamente o seu papel, quando ao invés de impor conceitos aos alunos, oportuniza que este desenvolva o seu próprio conhecimento. Através da construção do próprio conhecimento é que o indivíduo poderá modificar as suas estruturas internas criando o novo conhecimento que realmente faz sentido para ele.

Enquanto Platão nos mostra um exemplo do verdadeiro professor, Aristóteles nos dá uma mostra de como um aluno deve se portar. Os alunos devem se transformar em seres pensantes, não meros depósitos de informações. Uma informação só é pertinente quando se transforma em conhecimento e serve de instrumento para o indivíduo em sua vida cotidiana, afinal, não é à toa que a própria legislação diz que o ensino deve levar em conta os conhecimentos de mundo do aluno, para a partir dele, criar o seu conhecimento acadêmico.

Como o próprio Aristóteles disse, ele era amigo de Platão, mas muito mais amigo da verdade. Ele seguia com muito mais convicção aquilo que ele próprio acreditava e defendia do que aquilo que seu amigo pregava, embora sempre o respeitasse.

Nenhum comentário: