I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira

A educação precisa de respostas

A campanha institucional do Grupo RBS, lançada no final do mês de agosto, é, sem dúvida, uma forma de fazer com que a sociedade pense e tente entender porque a educação em nosso Estado tem alcançado índices tão baixos nas avaliações nacionais.

Diz-se que não há intenção de apontar culpados, porém, todos nós sabemos que sempre é apontado o mesmo “culpado”: o professor. Os culpados existem. E são vários: o sistema educacional ultrapassado e sucateado, o professor desmotivado e de mãos atadas frente à realidade das escolas, os alunos que acham qualquer coisa mais interessante que a sala de aula, os pais que deixam seus filhos (e a sua educação) aos cuidados dos professores, sem ao menos terem a preocupação de acompanhar o processo de aprendizado e o rendimento desses alunos.

A verdade é uma só: a educação vai de mal a pior porque o sistema força o professor a aprovar o aluno, independente do fato de ele ter ou não condições para isso.

 É preciso que se faça tudo que for possível (e às vezes até o impossível) para que o aluno não reprove, pois um número alto de reprovados pode gerar uma série de problemas à escola e ao professor.

Quem é quer arrumar problemas, não é mesmo? Em breve não haverá mais reprovação escolar, é apenas uma questão de tempo.

Hoje em dia, não se reprova o aluno nos três primeiros anos do ensino fundamental. Óbvio que a maioria chega aos anos seguintes sabendo pouco, ou quase nada.

 Some-se a esse fato a facilitação que acontece nos anos finais, só resta uma conclusão: os índices obtidos nas avaliações futuras só tendem a piorar.

Prof. Roberton Alexandre Crexi dos Reis.

Nenhum comentário: