I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira

A atratividade da carreira docente


O Ministério da Educação apresentou um projeto estabelecendo os objetivos da educação para a próxima década (2011-2020). O texto traz várias metas que pretendem alterar a realidade das escolas no sentido de qualificar o atendimento, principalmente no ensino básico. Todas as metas poderão ser atingidas desde que haja políticas públicas consistentes, continuidade dessas políticas e investimento na formação e valorização do quadro de professores.

O objetivo de assegurar a todas as crianças e jovens o ensino básico e permitir que cada um conclua o processo de escolarização básica pode continuar sacrificando a qualidade em função da quantidade.
Todavia, sabemos que a realidade da escola poderá ser mudada se, sobretudo, as metas propostas estiverem apoiadas na confiança, na ação e no empenho dos professores. Isto significa que, se os professores não acreditarem na força e na seriedade das políticas educacionais e não as efetivarem no contexto das escolas, o Plano Nacional de Educação será apenas mais um plano bem-intencionado, porém ineficaz. Deve existir um projeto social e político que aponte, por meio de ações concretas, o desejo de se transformarem significativamente as metodologias e os conceitos que hoje determinam os fazeres escolares.

Ninguém ignora que é a intervenção pedagógica adequada dos educadores que faz quase toda a diferença na escola. Todos defendem que a atividade docente está cada vez mais complexa e exigente; no entanto, também é consensual a ideia de que a carreira docente com um estatuto social decadente, uma formação fragilizada e uma remuneração baixa não atrai à profissão os estudantes mais qualificados nem anima os melhores profissionais a manter-se nas escolas públicas.
Em um tempo em que nós, a sociedade como um todo, e as autoridades educacionais buscamos uma escola que atenda mais e melhor à população que dela faz uso, é imprescindível que medidas palpáveis sejam estabelecidas a curto e médio prazo, a fim de tornarmos a carreira docente um pouco mais atraente.

É preciso que os jovens sejam motivados a serem professores e encontrem incentivos e sentido no magistério. Uma profissão que não atrai os “bons” com certeza será ocupada por aqueles que, do ponto de vista profissional, não tiveram opções melhores. Assim sendo, estaremos encaminhando pessoas desmotivadas à carreira docente, sem empenho e, sobretudo, que não acreditam que podem. Por isso mesmo, elas provavelmente não farão a diferença, posto que não “escolheram”, mas foram social e economicamente “escolhidas” para serem professores.

Para inverter o “desprestígio” da carreira de professor é imperativo que se efetivem medidas claras de formação continuada dos docentes e, ao mesmo tempo, se definam com clareza novas condições para o exercício da profissão. O PNE 2011-2020 aparece em hora propícia e deseja o desenho de um novo projeto social para a escola pública. Todavia, o primeiro e mais importante passo para tal empreitada é devolver a decência à docência.


Francisca Romana Giacometti Paris.

3 comentários:

Ademar Maggi disse...

êO magistério, hoje, não atrai ninguem, prova visivel deste fato é a baixa concorrecia nos vestibulares, na UNESP, por exemplo, a concorrencia por uma cadeira nos cursos de licenciatura diminuiram drasticamente nos ultimos dez anos.
E os que lá estão, não pretendem ir para a sala de aula, escolhendo outros campos associados, como carreira academica, revisão de textos, tradução, e assim por diante. S
em que haja a devida valorização da figura do professor não importa que planos arquitetem, infelizmente não encontrará respaldo neles e não atraira novas cabeças para a profissão.

Ademar Maggi disse...

Perdão, o final é:
Sem que haja a devida valorização da figura do professor não importa que planos arquitetem, infelizmente não encontrará respaldo neles e não atraira novas cabeças para a profissão.

Unknown disse...

É para se preocupar sim e fazer alguma coisa, trabalho na maioria das vezes com jovens que costumam rir e zombar da profissão que para eles não oferece futuro algum. Professor!