I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado

Controle seu orçamento


O volume de cartões de crédito em circulação no País aumenta a cada ano. Essa oferta em alta escala e a facilidade de obtenção desse tipo de crédito, influencia os consumidores, principalmente das classes C, D e E, ao consumo sem planejamento orçamentário. Essa falta de planejamento financeiro, atrelado ao desemprego aumenta o índice de inadimplência no mercado financeiro e tira o sono de muitos consumidores.
Para ter um sono tranquilo e organizar suas finanças, segue algumas dicas:
– Listar todos os seus gastos, desde os maiores até as pequenas coisas.
– Dos seus gastos, elimine os supérfluos. Aprenda a reconhecer quando você necessita de algo e quando você simplesmente deseja algo.
– Depois de anotadas todas as despesas (moradia, alimentação, transporte, saúde e cuidados, educação, lazer, vestuário e cuidados pessoais, poupança, investimento, etc) anote também suas receitas e faça uma planilha, um controle orçamentário até o final do ano.
– Se em sua planilha você identificou que mensalmente você gasta menos do que ganha – Ótimo. Mas tente diminuir ainda mais as despesas e reserve parte do saldo para fazer alguma aplicação (poupança, fundos, etc).
– Se identificou que gasta o mesmo que ganha – analise e reveja melhor seu orçamento distribuindo na planilha para não se exceder nos gastos. Lembrando que é sempre importante ter alguma reserva.
– Se identificou que gasta mais do que ganha – Sinal vermelho. É hora de ajustar seu orçamento para evitar que esse resultado negativo se transforme em uma dívida de grandes proporções.
– Se já tiver uma dívida, procure negociar sempre, seja com o banco, administradora de cartão, lojas, sempre encontrará uma melhor solução evitando que a dívida aumente ainda mais. Se tiver dinheiro aplicado, décimo terceiro ou férias, utilize-o para quitar a dívida negociando um bom desconto e ainda evitando comprometer seu orçamento mensal.
Dever somente para um credor é melhor que dever para vários, portanto, verifique a possibilidade de adquirir um empréstimo para quitar todas as dívidas. O empréstimo consignado em folha de pagamento possui juros menores por ter menor risco.
Além de todas as dicas, economize sempre. Busque os menores preços, aproveite as promoções nos supermercados, procure os produtos que não são de marca e oferecem o mesmo resultado, nunca deixe de pedir descontos, controle o uso do celular, não compre mais do que realmente é necessário. Corte o que não estiver usando: o clube que você não frequenta, a academia que você não vai, a assinatura da revista que você não lê. Evite desperdício: apagar a luz e fechar a torneira.
Seguindo essas dicas, com certeza você organizará sua vida financeira. Mas o maior segredo é viver de acordo com seu padrão de vida. Boa Sorte!

Por: Rosy Rodrigues do Prado.

2 comentários:

Cei cidade de Genebra disse...

Ótimas dicas, precisava ler isso...Controlar o orçamento é algo necessário para mim.Obrigada

CatiaPipoca disse...

Tenho procurado me policiar com meu cartão tb, mas mulher, já viu como é...rs
.
Gostei mto do seu Blog. Parabéns.