I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado

Planeta blog


Se você ainda não tem o seu, desculpe, mas você não faz parte deste mundo. Saiba como blogueiros famosos se destacaram na blogosfera e como fazer para ter o seu.
Certamente, você tem, conhece quem tenha um blog ou, pelo menos, costuma ler algum. Em caso de nenhuma das opções anteriores, lamentavelmente você é um alienígena do mundo virtual. O veículo de comunicação é popular, não envolve custos e é de fácil manuseio. Para fazer um, é só seguir o passo a passo contido nas próprias páginas que oferecem o serviço (confira no box). Para isso, basta fazer um cadastro e ter uma conta de e-mail. Daí em diante, é só escolher o visual (templates), que pode ser pré-definido pelos provedores que oferecem serviço de blogs, adquirido gratuitamente em sites especializados ou, em caso de pessoas íntimas com programas de edição de imagens, fazer o próprio layout personalizado.

Eles começaram timidamente e hoje são realidade onipresente na internet. Os blogs, nascidos como diários virtuais, se multiplicaram tanto em quantidade quanto em diversidade e são leitura obrigatória para um público significante e crescente. O primeiro surgiu em 1997, editado pelo norte-americano Jorn Barger e continha apenas links de sites descobertos por ele. Para se ter uma idéia, em 1999, o número de blogs era estimado em 50 e, em menos de três anos depois, já havia de 2,5 a 4 milhões. Atualmente, existem cerca de 70 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados a cada dia, de acordo com o estudo State of Blogosphere, instituto que promove pesquisas sobre blogs.

No Brasil, a história não foge à regra e muitos autores ganham a vida com publicação de blogs. Um dos casos mais evidentes é o da jornalista Rosana Hermann, editora do Querido Leitor (www.queridoleitor.zip.net), que recebe cerca de dez mil acessos diários. Como blogueira, atua há oito anos. Antes do blog, Rosana cuidava do site Farofa (hoje, inativo), onde escrevia uma coluna diária. Quando surgiu o blog, nos idos de 2000, ficou encantada com a facilidade de publicação e não parou mais.

Reflexo do poder que a blogosfera atingiu é a criação de canais voltados para blogs, como fez a Globo.com ao criar o Bloglog, composto por páginas escritas por nomes conhecidos do grande público como Marcos Mion, Carolina Dieckmann e Leda Nagle. Lá, os blogueiros famosos disputam um concorrido ranking com os dez endereços mais visitados e comentados. Nessa onda, o Yahoo! Brasil lançou o Yahoo! Posts (www.yahooposts.com), que reúne conteúdo de blogueiros do Brasil. O site indica blogs, com links na homepage do canal.

Quem acessa conteúdo de humor na rede certamente já passou pelo Kibe Loco (www.kibeloco.com.br). O criador da página, Antônio Tabet, em 2004, abandonou o ofício de publicitário para dedicar-se exclusivamente ao blog, criado em 2002. Três anos depois, já recebia a incrível marca de 100 mil acessos por dia. Com o sucesso, Tabet foi convidado a fazer o roteiro de um quadro, o Kibe Loco TV, no programa Caldeirão do Huck, na Rede Globo, em 2006.

Ingredientes
Não basta apenas criar um blog, fazer postagens e esperar ajuda de “São Bill Gates” ou de “São Steve Jobs” para acontecer na web. Vários elementos devem ser levados em consideração para atrair e manter a visitação. A multifacetada Rosana Hermann – que também é apresentadora e editora do programa Atualíssima, na Band – dá a dica: “Não existe uma fórmula. O gosto popular é sempre um mistério, mas acho que alguns ingredientes são básicos como atualização constante, linguagem acessível e credibilidade.”

Muitos blogs optam por temática específica e outros apostam em generalidades, como o Querido Leitor. O importante é oferecer conteúdo diferente do que se encontra nos grandes veículos de comunicação. A bordo do Quem Matou a Tangerina? (www.quemmatouatangerina.com), o publicitário Fred Fagundes diz que na TV, por exemplo, há muita repetição e que os blogueiros devem fugir disso. O conselho que dá para quem deseja se aventurar na blogosfera é a criatividade. “Não sejam apenas roteadores de conteúdo. Criem, dêem ao leitor algo que ele só verá no seu blog. Isso é o que falta para alguns iniciantes: vontade e dedicação em postar o que nunca foi postado. É preciso inovar para ter um blog de sucesso”, conclui.

Na acirrada concorrência bloguística, o uso de ferramentas ajuda na busca por visitantes. Vale tudo: vídeos, links para downloads, web rádios e até filmagens via streaming (transmissão ao vivo) ou webcam.

Dinheiro na conta
Além da popularidade, um blog também pode render cifras. O caminho mais comum é o Adsense, serviço do Google que insere pequenos anúncios no blog. Outras formas são os anúncios diretos e posts patrocinados, geralmente utilizados para lançamentos de produtos.

A remuneração cresce de acordo com a quantidade de visitações. Fred Fagundes, dono do Quem Matou a Tangerina?, diz que, quando os primeiros anunciantes começaram a aparecer, não sabia quanto cobrar, mas, aos poucos, aprendeu a negociar. A maneira mais fácil de arrecadar é se cadastrar no Adsense (www.google.com/adsense), programa oferecido pela Google que insere anúncios ligados à temática do blog. As regras para a remuneração estão disponíveis no site.

Nem só por meio de anúncios pode viver um blogueiro. “Com o meu blog pessoal, não ganhei tanto dinheiro de forma direta. Fiz e faço posts pagos e tenho Google Adsense, que dá um dinheirinho. Mas, através do blog, já consegui muitos trabalhos, como o blog da Skype (www.share.skype.com/sites/brasil), que faço de forma remunerada”, conta a blogueira Rosana Hermann.

***

Faça seu blog
Saiba onde fazer seu blog de maneira grátis

- Blogger – www.blogger.com/start
- Uol Blog – www.blog.uol.com.br
- Blig – www.blig.ig.com.br/
- Terra Blog – www.blog.terra.com.br
- Click Grátis – www.blog.clickgratis.com.br
- Para criar o seu, basta seguir as instruções disponíveis nesses sites. É bem simples, não se intimide. Depois, é colocar a criatividade em ação para fazer posts atrativos e pegar firme na divulgação via e-mail e Orkut, por exemplo.


O que há de mais legal na rede
Conheça alguns blogs interessantes muito freqüentados da blogosfera brasileira

Sátiras e notícias sobre artistas
Te dou um dado? – www.tedoumdado.com.br
Papel Pop – www.papelpop.com

Cinema
Ilustrada no Cinema – www.ilustradanocinema.folha.blog.uol.com.br
Ana Maria Bahiana – www.bloglog.globo.com/anamariabahiana

Política
Blog do Noblat – www.oglobo.globo.com/pais/noblat
Conversa Afiada – www.paulohenriqueamorim.com.br

Comentários de notícias
Querido Leitor – www.queridoleitor.zip.net
Blog do Tas – www.marcelotas.blog.uol.com.br

Economia
Mirian Leitão – www.oglobo.globo.com/economia/miriam
Carlos Sardenberg – www. colunas.g1.com.br/sardenberg

Humor
Kibe Loco – www.kibeloco.com.br
Quem matou a tangerina? – www.quemmatouatangerina.com.br

Moda
Lula Rodrigues – www.oglobo.globo.com/blogs/lula
Lilian Pacce – www.lilianpacce.com.br

Esportes
Blog do Juca – www.blogdojuca.blog.uol.com.br
É Craque – www.ecraque.blogspot.com

Música
Popload – www.colunistas.ig.com.br/lucioribeiro
Ilustrada no Pop – http://ilustradanopop.folha.blog.uol.com.br


Vocabulário bloguês
Fique por dentro de algumas expressões que um blogueiro deve saber
Blogosfera: universo que inclui todos os blogs da rede

Linkar: indicar através de link (atalho) qualquer endereço da internet

Page views: quantidade de visualizações que um site recebe

Post: cada publicação feita no blog. A maioria é dividida em dias, e alguns blogs trazem o horário em que o conteúdo foi postado

ProBlogger: blogueiro profissional, que fatura com a produção de blogs, em geral, através de anúncios

Streaming: transmissão ao vivo realizada por webcam ou celular

Template: fundo onde o blog é escrito, pode ter desenhos ou fotos

2 comentários:

Jorge Purgly disse...

Muito bom artigo, gostei!

Anônimo disse...

Caro William, gostei muito de seu post; várias dicas, colocadas de maneira leve e agradável! Parabéns
e obrigada por compartilhar!
BEIJOSSSSSSSSSS