I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo

O segredo de uma vida feliz.

Essa é uma das questões que sempre nos acompanhou ao longo da trajetória humana. Podemos dizer que nosso comportamento possui como um de seus motivadores centrais a busca pelo bem-estar e a alegria, ditos de uma maneira mais simples, da felicidade.

Mas quais são as coisas que nos deixam felizes? Talvez o estudo longitudinal mais longo realizado na história da ciência - superior a 70 anos -, elaborado pela Harvard Study of Adult Development da Harvard Medical School, coletou dados diversos de 200 estudantes homens. Os dados investigavam uma lista ampla de características, tais como saúde emocional e física, e as comparavam com suas carreiras, casamentos, hobbies e nível de satisfação com a vida.

Foi encontrado que a prática de exercícios físicos está correlacionada positivamente com uma boa saúde mental na terceira idade, e que a prática religiosa, ou proximidade com uma religião, não está associada com saúde física, mental ou bem-estar social. Certamente que diversas variáveis controláveis são preditoras de uma vida feliz, enquanto que outras nem tanto (como os fatores biológicos relacionados à longevidade dos ancestrais), mas um dado pode ser apontado como um dos principais fatores da felicidade: Bons relacionamentos. Os relacionamentos satisfatórios com outros significativos, como pais, cônjuges e filhos desde a infância são os preditores mais importantes da felicidade.



3 comentários:

Júlio [Ebrael] disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Júlio [Ebrael] disse...

Foi o q eu falei em um dos meus posts. O homem pode se orgulhar, sem medo, hj em dia, de duas coisas: de sua família e de seu trabalho, ou seja, pelo q ele sobrevive e do que ele sobrevive. A família é a base de seu castelo, e o trabalho a riqueza do castelo do homem. Se tudo vai bem, e ele se satisfaz "plenamente" nesses dois aspectos, ele terá uma vida deveras saudável, na medida do possível.

Vinícius Ferreira disse...

Olá William,

Obrigado por citar o artigo publicado em meu blog. Gostaria apenas que mencionasse a fonte, e que colocasse o link para ele. Abraço e boa semana.