O Brasil tem 67 milhões de mães, segundo pesquisa do
Instituto Data Popular. Dessas, 31% são solteiras e 46% trabalham. Com idade
média de 47 anos, 55% das mães pertencem à classe média, 25% à classe alta e
20% são de classe baixa. Pouco mais de um terço dos filhos adultos (36%) ajudam
financeiramente as progenitoras.
De acordo com o estudo, as mães
do século 21 são menos conservadoras e mais interessadas em tecnologia do que
as do século 20. Entre as mães do século passado, 75% acreditavam que uma
pessoa só pode ser feliz se constituir família. O percentual de verdade dessa premissa
cai para 66% para as mães da nova geração. Para 58% das mães da geração
anterior é um dever da mulher cuidar das refeições. Enquanto esse pensamento
prevalece em apenas 45% das progenitoras do século 21.
A geração anterior também acha
que é principalmente papel do homem trazer dinheiro para dentro de casa (55%) e
que as tarefas domésticas são dever da mulher (60%). Entre as mais novas, 43%
acreditam no papel do homem provedor e 48% veem a mulher como responsável pelo
lar.
Em relação a tecnologia, 35%
das mães da geração atual disseram que não imaginam a vida sem internet, contra
14% das que experimentaram a maternidade antes dos anos 2000. 63% das mães do
século 21 disseram que adoram produtos tecnológicos de última geração. Entre as
mais velhas, o percentual é de 38%.
Agência Brasil.
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