O Brasil passa por um momento
difícil, o que tem exigido esforço do governo e das empresas no sentido de
romper os desafios presentes.
O País já passou por crises,
mas as mais recentes têm se apresentado de forma intensa e complexa,
principalmente no âmbito da economia, das instituições e da política.
Temos nos deparado com o
aumento da inflação, da energia, dos combustíveis, dos juros, do desemprego,
além de déficits na balança comercial, baixo índice do crescimento do PIB e de
confiança do empresariado.
Somos um dos países com maior
carga tributária do mundo e nenhuma nação se desenvolve sem empresas fortes e
competitivas. O que mais nos assusta é que, mesmo diante desse ambiente
desfavorável, o clima de insegurança jurídica e de elevados custos aumenta a
cada instante.
É essencial retomar as
condições de controle da inflação e restabelecer o equilíbrio das contas
públicas.
A melhoria do ambiente de
negócios, a capacidade de competição das empresas nacionais e a retomada do
crescimento exigem um processo contínuo de aperfeiçoamento das regras e das
instituições.
Um dos assuntos mais discutidos
recentemente é a adoção de medidas de ajuste fiscal, apresentadas pelo governo
federal.
Uma delas está contemplada no
PL 863/2015, que aumenta de 1% para 2,5% a alíquota da contribuição para a
Previdência Social incidente sobre a RECEITA bruta de produtos industriais que fazem o
recolhimento sobre essa base. Também aumenta de 2% para 4,5% para as empresas
de tecnologia da informação, call center, construção civil e pesada, de
transporte coletivo rodoviário, ferroviário e metroviário de passageiros.
Essas mudanças representam um
retrocesso, pois gerarão grandes impactos no setor produtivo e no poder de
compra da população.
Segundo cálculos do governo
federal, os custos das indústrias de transformação serão elevados em R$ 5,6
bilhões em um período de 12 meses após o aumento das alíquotas. Na indústria da
construção, provocará um aumento de R$ 1,1 bilhão no mesmo período.
A política de desoneração da
folha foi implementada pelo governo federal em 2011, com o objetivo de reduzir
os gastos com a mão de obra e para promover a competitividade durante a crise
financeira internacional.
A atual crise no Brasil é
considerada mais complexa e exige medidas que contribuam com o aumento da
produtividade e da competitividade das empresas.
Como voltar atrás, com ações
que oneraram ainda mais a produção? Como o setor produtivo lidará com o
planejamento e compromissos feitos com base nas alíquotas anteriores?
Insegurança jurídica e
instabilidade econômica são fatores que comprometem o ambiente dos negócios no
Brasil e desestimulam a atração de INVESTIMENTOS, tornando-nos menos competitivos no
cenário internacional.
É o caso da adoção de Normas
Regulamentadoras, como a NR 12, em que têm sido impostas às empresas adequações
em máquinas e equipamentos que até então tinham autorização para serem
utilizadas. Há casos de máquinas importadas, que em seus países de origem são
utilizadas normalmente, mas ao chegar ao Brasil não podem ser instaladas por
não se enquadrarem nas exigências da Norma.
Podemos citar também a
terceirização, prática utilizada em vários países do mundo, mas que aqui
enfrenta dificuldades para a sua regulamentação, por questões políticas,
ideológicas e preconceituosas. A terceirização é uma prática que contribui com
a competitividade das empresas e com a segurança do trabalhador, sendo
primordial o seu reconhecimento.
A crise é uma realidade e
reconhecemos que são necessárias providências urgentes, que precisam vir
acompanhadas de objetivos e ações estruturadas e capazes de melhorar efetivamente
a economia brasileira.
O momento exige cautela,
atenção, eliminação de conflitos e a unidade de propósitos entre governo,
Congresso Nacional e setor produtivo.
Temos acompanhado uma série de
projetos em tramitação na Câmara e no Senado, bem como disputas entre as Casas
e o governo, o que é prejudicial ao desenvolvimento do país como um todo. É
necessário celeridade nas votações e andamento das propostas, mas precisa haver
avaliações sistemáticas sobre o que se está votando, bem como os impactos que
podem ser gerados na sociedade. Acima de tudo é fundamental a harmonia de
propósitos e a soma de esforços para resolver os entraves que têm atrapalhado o
crescimento do país.
Nossos inimigos estão lá fora e
têm feito as suas lições de casa. Não podemos perder tempo e nem
oportunidade. Precisamos de reformas estruturais, que contribuam com o
surgimento de novos negócios, atraiam INVESTIMENTOS e permitam às empresas competir.
Necessitamos de um sistema
tributário mais harmônico e racional. Aumento de tributos, que já são muitos e
elevados, deve ser combatido. A economia brasileira não suporta a criação
de qualquer nova tributação e aumento nas alíquotas.
São necessárias medidas que
eliminem a burocracia, possibilitando eficiência nas ações, e a redução do
gasto público, com a implantação de regras de contenção do crescimento dos
gastos e revisão de prioridades no orçamento das despesas públicas.
O setor produtivo precisa ser
reconhecido como um parceiro nesse processo de mudança. São imprescindíveis
novas regras de concessões e marcos regulatórios que deem segurança jurídica às
empresas para alocação de recursos e INVESTIMENTOS.
A superação desses obstáculos
são quesitos primordiais para a recuperação da economia brasileira.
A missão de reverter esse
cenário adverso e desfavorável compete a toda a sociedade, sendo imprescindível
a soma de esforços de todos os setores.
A CNI tem atuado de forma
proativa e propositiva, com a participação em diversos debates com empresários,
trabalhadores, sindicatos, instituições, poderes Executivo, Legislativo e
Judiciário, com o propósito de contribuir com sugestões para avançarmos na
agenda de desenvolvimento e retomada do crescimento do País.
Mesmo diante das dificuldades e
entraves, persistiremos com nossos propósitos de lutarmos por um país melhor,
com a consolidação de um ambiente mais favorável para os negócios, com empresas
competitivas, produtivas, que geram mais empregos, renda e RECEITAS para o Brasil, de forma racional,
sustentável, menos onerosa, com estímulos, segurança jurídica e qualidade de
vida para a população.
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