Em meio a tantas tecnologias do mundo atual, surge em
consequência um grande desafio para escolas e professores: aliar educação e
tecnologia. Foi o tempo em que a escola era o principal meio de aprendizagem.
Hoje com a internet, vivemos uma revolução do conhecimento. Tudo está na rede,
e recorrer a ela na hora da dúvida já faz parte do nosso cotidiano.
Este cenário vem cada vez mais se refletindo nas escolas. Com
certeza você já se deparou com uma criança de dois ou três anos brincando com
um celular. Esta mesma criança, quando chega a idade escolar, tem experiências
que crianças de 15 ou 20 anos atrás não tinham. Assim, alunos tornam-se mais
exigentes, e esperam da escola e de seu professor a mesma agilidade de resposta
proporcionada pelos sites de buscas. Chega a ser desmotivador para o aluno
frequentar uma escola em que a tecnologia não é bem-vinda ou bem utilizada.
E é aí que está o grande desafio: aliar tecnologia ao
aprendizado, colaborando com uma educação eficiente e atraente. Isso é
positivo, desde quando usada com um propósito. Hoje é inimaginável um mundo sem
as inovações tecnológicas. Porém, é importante lembrar que usar a tecnologia
pela tecnologia apenas, não potencializa o processo de ensino e de
aprendizagem. É preciso foco no que se busca: maquiar uma velha metodologia de
ensino com uma nova tecnologia não qualifica a aprendizagem. O crescimento e a
popularização da educação a distância (EAD) são a prova de que o processo de
ensino e aprendizagem mediado por tecnologias, pode ocorrer com qualidade,
ainda que os principais personagens envolvidos, professor e aluno, não estejam
próximos.
Em relação a adaptação das escolas, esta, por sua vez, acaba
sendo um lento processo. Muitos educadores ainda sentem-se inseguros e
despreparados frente às tecnologias, porém, é preciso que ocorra uma mudança de
consciência, e admitir que o mundo mudou e não tem mais volta. Buscar formação
e atualização que garantam uma melhor atuação frente à educação é fundamental.
Por outro lado, tem os professores que já perceberam o potencial das novas
ferramentas, levando novidades e interação para a sala de aula.
Andressa Schiavone Aquaron, professora de educação infantil e
anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola particular de Maringá/PR,
está entre os professores que já perceberam a importância de utilizar recursos
tecnológicos em sala de aula, tornando o aprendizado inovador e atrativo. “Como
educadora, posso aproveitar a desenvoltura dos meus alunos ao utilizar as
tecnologias e ensiná-los a explorar e aprimorar seus conhecimentos. Esta
intervenção é fundamental para que se alcance os objetivos propostos”, afirma a
professora.
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