O setor de
pesquisa e análise do jornal The Economist, denominado “The Economist
Intelligence Unit (EIU)”, por encomenda da Pearson, apresentou recentemente
interessante relatório sobre as habilidades necessárias ao jovem para ter
sucesso profissional no século 21.
O relatório, fruto de intenso
estudo em 50 países, adotou o nome de “A Curva do Aprendizado” e investiga os
contextos educacionais mundiais. O Brasil foi incluído, tendo o relatório final
contado com a participação da educadora brasileira Maria Helena Guimarães de
Castro.
De
forma resumida, a mais relevante contribuição da pesquisa é a apresentação de
quais seriam essas habilidades, cognitivas e metacognitivas, definidoras do
sucesso ou fracasso econômico e social de uma nação. Oito habilidades foram
identificadas como as mais relevantes para o século 21, a saber:
1)
Liderança: é a arte de coordenar pessoas, exercitando liderança e influenciando
de forma positiva mentalidades e comportamentos, sendo fundamental ter carisma,
paciência, respeito, entender o outro e a capacidade de servir como referência
aos demais membros da equipe;
2)
Alfabetização digital: diz respeito à comunicação e ao diálogo como estratégias
fundamentais de leitura do mundo real/virtual, via o reconhecimento da fala do
cotidiano na multidiversidade dos textos digitais gerados;
3)
Comunicação: relacionado ao funcionamento e as consequências da relação entre a
sociedade e os meios de comunicação de massa, incluindo os processos de
informar, influenciar e entreter as pessoas;
4) Inteligência
emocional:as competências principais elencadas para inteligência emocional são
o autoconhecimento emocional, que é o conhecimento que o ser humano tem de si
próprio, o controle emocional, que é a capacidade de gerir as emoções
canalizando-as para uma manifestação adequada a cada situação, a automotivação,
que trata de direcionar emoções para a conquista de objetivos estabelecidos, e
a empatia, relativa a reconhecer as emoções no outro por saber colocar-se no
seu lugar;
5)
Empreendedorismo: associado ao estudo voltado para o desenvolvimento de
competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico,
científico ou empresarial), tendo sua origem no termo empreender que significa
realizar, fazer ou executar;
6)
Cidadania: expressa um conjunto de direitos que confere à pessoa a
possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo, sendo
que a ausência da cidadania gera marginalização ou exclusão da vida social e da
tomada de decisões, resultando numa posição de inferioridade dentro do grupo
social;
7)
Capacidade de resolver problemas: entender sistemas complexos, ter apreço por
inovações e não temer enfrentar desafios são ingredientes fundamentais nesta
perspectiva;
8)
Trabalho em equipe: saber lidar positivamente com relações interpessoais é
essencial para que trabalhos em equipe tenham sucesso e, para tanto,
comunicação, respeito, amizade e sentimentos positivos de simpatia provocarão
atração e aumento de interação e cooperação, repercutindo favoravelmente nas
atividades e ensejando maior produtividade.
Sabemos
o que precisa ser feito e temos um povo apto e competente. Portanto, as
condições iniciais estão dadas para sairmos das últimas posições mundiais, que
têm nos caracterizado, e fazermos uso da educação como elemento central de um
desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável.
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